-
Luciano Borges
4 de mar, 2024, 10:35
O Athletico-PR anunciou nesta segunda-feira (4) a contratação de Cuca como novo técnico. A ESPN antecipou a informação na manhã desta segunda.
Ele chega para substituir o colombiano Juan Carlos Osorio, que foi demitido no último domingo (3) pela equipe rubro-negra.
De acordo com fontes, o contrato de Cuca com o Furacão será até o final de 2024.
O comandante iniciará os trabalhos na próxima terça-feira (5), já que o elenco rubro-negro está de folga nesta segunda.
Os auxiliares técnicos Cuquinha e Daniel Cerqueira também vão compor a nova comissão técnica athleticana, ao lado dos profissionais que fazem parte do estafe permanente do Rubro-Negro.
Aos 60 anos, Cuca já havia trabalhado nos outros dois grandes clubes paranaenses. Em 2003, passou pelo Paraná, dirigindo depois o Coritiba, em 2005.
Este será o primeiro trabalho do treinador após ter a sentença anulada pelo Tribunal de Berna por ter mantido relações sexuais com uma menor de idade durante uma excursão do Grêmio à Suíça, em 1987.
Em abril de 2023, Cuca chegou a ser contratado pelo Corinthians. Sob pressão de imprensa e torcida por conta do caso, cuja sentença ainda não havia sido anulada, o treinador ficou apenas dois jogos no comando do Timão.
Após a saída do Timão, o técnico contratou dois advogados para atuar em sua defesa no país europeu. Em 3 de janeiro deste ano, eles conseguiram a anulação da condenação devido à prescrição do crime.
Cabe ressaltar que a decisão da Justiça da Suíça não inocenta Cuca, apenas anula a sentença e extingue o processo, sem entrar no mérito de culpa ou inocência. Não há a possibilidade da abertura de um novo julgamento.
Pela primeira partida das semifinais do Campeonato Paranaense, o Athletico foi derrotado pelo Londrina por 1 a 0, confronto que rendeu a demissão de Osorio.
Agora, o Furacão encara o rival no próximo domingo (10), às 18h30 (de Brasília), pelo confronto de volta, justamente na estreia de Cuca.