Cuca foi anunciado pelo Athletico para o lugar de Juan Carlos Osorio após o colombiano não agradar a diretoria mesmo com a invencibilidade na primeira fase do Campeonato Paranaense. Cuca é um dos três treinadores mais vitoriosos da última década, ao lado de Tite e Marcelo Oliveira. Mas as equipes que comanda têm muita variedade na forma de jogar.
O Atlético-MG campeão da Libertadores em 2013, por exemplo, ficou conhecido como “Galo Doido”. O ataque tinha muita criatividade com a bola com Bernard, Diego Tardelli, Ronaldinho Gaúcho e Jô. Por outro lado, na defesa, o time era exposto e corria muitos riscos. Mesmo assim, foi campeão.
Em 2016, Cuca foi campeão brasileiro pelo Palmeiras e ficou reconhecido pelo “Cucabol”, expressão criada pelo jornalista Mauro Cezar Pereira. O time era muito forte defensivamente. No ataque, além do talento de Dudu e Gabriel Jesus, ficou marcado pela insistência nas bolas aéreas, principalmente por cruzamentos e jogadas a partir do arremesso lateral.
Contudo, o treinador se reinventou no Santos, vice-campeão da Libertadores 2020. O Peixe teve goleada sobre Grêmio e Boca Juniors no mata-mata, com repertório ofensivo mais agressivo e veloz graças às presenças de Soteldo, Marinho e do jovem Kaio Jorge.
+ Confira a tabela completa do Paranaense 2024
E no Athletico?
A organização defensiva e o rótulo de “copeiro” são marcas do Furacão nas últimas temporadas. No entanto, a torcida cobra para que o time tenha atuações mais seguras e maior repertório ofensivo. A maior produção de jogadas, mesmo que no estilo Cucabol, será uma das evoluções da equipe.
O que também deve ser feito pelo novo treinador é a extinção do rodízio feito por Osorio. As mudanças no time titular deverão ser feitas de acordo com a necessidade. Além disso, o treinador deve usar a linha de quatro defensores.
No Estadual, ou seja, a curto prazo, a tendência é que o lateral-direito Léo Godoy e o zagueiro Mateo Gamarra ganhem espaço.
Quem também deve ter mais oportunidade é o atacante Gonzalo Mastriani, praticamente deixado de lado por Osorio e que foi contratado para ser o artilheiro da equipe.
No entanto, o Campeonato Paranaense causa uma dificuldade ao Furacão. São permitidos apenas cinco atletas estrangeiros. Ou seja, Gamarra, Godoy e Mastriani concorrem com o meia Bruno Zapelli e os atacantes Cuello, Canobbio, Lucas Di Yorio e Romeo Benítez. Se o lateral-esquerdo Esquivel se recuperar da pubalgia e Arriagada entrar nos planos do técnico, serão dez atletas em disputa pelas cinco vagas.
Vale ressaltar que Cuca é reconhecido por ser um bom gestor do vestiário. No Corinthians, por exemplo, os jogadores foram abraçar o técnico no jogo de despedida após forte pressão da torcida. Nos outros clubes, o comandante também foi muito elogiado pela relação do dia a dia.
No ano em que o Athletico completa 100 anos, Mario Celso Petraglia aposta na experiência de Cuca para conquistar um título.
Primeira entrevista
Cuca se diz aliviado após Justiça anular condenação por estupro
Relembre
Cuca assume Athletico após falar que jamais trabalharia no clube
Augusto Mafuz