(Foto: FIBA)
A brasileira Damiris Dantas está de volta a WNBA! A ala-pivô de 31 anos acertou contrato com o Indiana Fever e retorna à principal liga de basquete feminino do planeta depois de uma temporada de ausência. Ela se junta à Stephanie Soares, jogadora do Dallas Wings, como atletas brasileiras jogando na elite norte-americana. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira (1º), mas detalhes do acordo não foram revelados.
Uma das principais jogadoras brasileiras da atualidade, Damiris Dantas fez boa parte de sua carreira na WNBA. Ela foi a 12ª escolha do Draft de 2012, atuando por seis temporadas pelo Minnesota Lynx e outras três pelo Atlanta Dream. Ela chegou a disputar a pré-temporada da WNBA em 2023, mas foi dispensada antes do início da temporada regular.
— Indiana Fever (@IndianaFever) February 1, 2024
Considerando as oito temporadas em que jogou na WNBA, a brasileira acumulou 202 partidas, sendo 128 como titular, e marcou 7,7 pontos por jogo, 4,3 rebotes e 1,6 assistências. Em sua última aparição na liga, em 2022, ela atuou em 15 partidas e teve médias de 5,1 pontos, 3,8 rebotes, 1,9 assistências e 17,4 minutos.
Depois que saiu deixou a WNBA, Damiris jogou no Fuerza Regia, do México, e estava no Ormanspor, da Turquia, desde setembro do ano passado. Em solo europeu, ela atuou em 20 jogos e marcou 19,8 pontos por jogo. Sua equipe é a vice-líder da liga. Além disso, DD retornou à seleção brasileira de basquete feminino e foi fundamental no título da AmeriCup.
Início em maio
Décimo colocado no ano passado, o Indiana Fever fará sua estreia na temporada regular da WNBA 2024 em 14 de maio, contra o Connecticut Sun, fora de casa. O primeiro jogo em casa, no Gainbridge Fieldhouse, acontecerá dois dias depois, contra o New York Liberty, atual vice-campeão da liga. A temporada regular da liga contempla 40 jogos e as oito melhores equipes avançam aos playoffs.
Antes do início da WNBA, Damiris Dantas terá um importante compromisso com a seleção brasileira: ela disputará o Pré-Olímpico, em Belém, no Pará, na próxima semana (8 a 11 de fevereiro), com vagas para Paris-2024 em jogo. O Brasil está na chave de Alemanha, Austrália e Sérvia. Três dessas quatro equipes disputarão os Jogos Olímpicos da capital francesa.