Como numa corrida na reta final, a carreira do zagueiro Felipe, do Nottingham Forest, da Inglaterra, vai entrando nos últimos metros. Na última segunda-feira (4), o defensor brasileiro, de 34 anos, surpreendeu ao anunciar que irá se aposentar do futebol ao final da atual temporada da Premier League, quando aliás, termina seu vínculo com o clube inglês.
Felipe defende o Forest desde janeiro de 2023 e acumula 23 jogos, sendo que na atual temporada entrou em campo pelo time inglês sete vezes, dos quais seis foram como titular. O defensor tem sofrido com lesões e chegou a atuar em uma partida pela equipe sub-21, em setembro do ano passado.
Felipe, zagueiro ex-Corinthians, do Nottingham Forest — Foto: Ed Sykes/Reuters
Ao todo, são 15 anos dedicados aos gramados. Zagueiro que foi de entregador de cogumelos a campeão mundial pelo Corinthians em 2012, além de fazer história vestindo as camisas do Porto e do Atlético de Madrid.
Início no União Mogi
Nascido em São Paulo, mas radicado em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, Felipe despontou para o futebol tarde considerando os padrões atuais. Foi só em 2009, aos 20 anos, na base do União Mogi, clube da cidade do coração, que ele teve sua primeira chance.
Período em que, inclusive, conciliou o esporte com o trabalho como entregador no mercado municipal.
Felipe (à esquerda) nos tempos de União Mogi — Foto: Arquivo
– Em 2009, joguei no sub-20 do União. Parei, para mim já estava ficando muito tarde. Fui trabalhar com a minha sogra no Mercadão fazendo entrega. Eu acordava 3h40 e por volta das 7h saía para entregar champignon, hiritake e todos os tipos de cogumelos. Ela queria me registrar e eu falei que não, vamos esperar – relembrou Felipe em entrevista concedida ao ge em 2012.
Felipe voltou a jogar pelo União em 2010. Ele tornou-se jogador profissional pelo Alvirrubro Mogiano e disputou a 4ª divisão do Paulistão. Foi um ano marcado como o da realização do sonho e da frustração de ter que abandonar o futebol pela falta de pagamento dos salários.
A virada de chave
Aos 21 anos a vida do Felipe estaria traçada se não fossem os DVDs de jogo que o jogador tinha produzido. Ao distribuir os vídeos, o zagueiro recebeu um convite para jogar no Bragantino.
– Eu conheci o Felipe por um DVD, vi que ele tinha muita impulsão, era muito rápido e tinha muita qualidade técnica. Pedi para que ele viesse até o Bragantino para fazermos um teste, onde ele se saiu muito bem e foi contratado – disse ao ge Marcelo Veiga, técnico do Bragantino em 2011, que faleceu em 2020.
Mais um para o Bando de Loucos
O bom desempenho pelo Massa Bruta no Paulistão daquele ano abriu portas e chamou atenção do Corinthians, que o contratou no ano seguinte.
Campeão brasileiro em 2015, Felipe deixou o Corinthians rumo ao Porto em 2016 — Foto: Marcos Ribolli
No Timão, o zagueiro atuou por quatro anos e meio, foi campeão Mundial, em 2012, paulista e da Recopa, em 2013, e do Brasileirão, em 2015. Foram 110 jogos e oito gols com a camisa da equipe paulista.
#PartiuEuropa
Em 2016, o Felipe foi contratado pelo Porto, onde viveu a melhor fase. Ele atuou por três temporadas nos Dragões, com 11 gols em 142 partidas. Felipe foi campeão português em 2017/18 e da Supertaça de Portugal em 2018.
Felipe teve carreira vitorioso no futebol português e espanhol — Foto: Quality Sport Images/Getty Images
A primeira experiência em solo europeu rendeu uma transferência para o Atlético de Madrid em 2019. Pelos Colchoneros, o zagueiro disputou 113 jogos, marcou quatro gols e foi campeão espanhol na temporada 2020/21.
Seleção brasileira
Felipe também tem duas partidas com a camisa da seleção brasileira: um amistoso com El Salvador, em setembro de 2018, e uma partida contra a Bolívia, pelas eliminatórias, em outubro de 2020.
Zagueiro Felipe vestiu a amarelinha em duas oportunidades — Foto: Lucas Figueiredo/CBF