O Dia do Goleiro é celebrado nesta sexta-feira (26/4) no Brasil e, por isso, a equipe de O TEMPO Sports elegeu as cinco defesas mais memoráveis do futebol mundial. Confira!
- Dida — Cruzeiro 1 x 0 Sporting Cristal, Libertadores 1997
Uma sequência de duas defesas do ex-goleiro celeste deu a Libertadores de 1997 ao Cruzeiro. No Mineirão, o time precisava de uma vitória simples para levantar a taça e, após uma cobrança de falta, Dida defendeu a bola duas vezes de fora heroica. Veja:
Defesa de Dida na final da Copa Libertadores de 1997, pelo @Cruzeiro contra o Sporting Cristal pic.twitter.com/GbZY1zLAkQ
— Raposa do Norte (@Antonio45724234) October 7, 2022
- Victor — Atlético 1 x 1 Tijuana-MEX, Libertadores 2013
Já nos acréscimos do jogo que valia vaga na semifinal da Libertadores, Victor usou o pé esquerdo para defender o pênalti batido por Riascos. Se a bola entrasse, o Atlético seria eliminado do torneio continental. Veja:
DEFEEEENDEU VICTOR!!!!! Emoção total na defesa de Victor no duelo entre Atlético-MG Vs Tijuana-MEX pela Taça Libertadores 2013 pic.twitter.com/Ucfo7cQEa9
— Memórias Do Futebol (@MemoriasFutebol) December 21, 2016
- Gordon Banks — Brasil 1 x 0 Inglaterra, Copa do Mundo 1970
No Mundial de 70, no México, a defesa feita pelo goleiro Gordon Banks, da Inglaterra, entrou para a história. O inglês usou a mão direita para defender uma cabeçada de Pelé, tirando a bola em cima da linha. Veja:
— PL Brasil (@plbrasil1) June 7, 2020
- René Higuita — Inglaterra 0 x 0 Colômbia, amistoso 1995
A “defesa do escorpião” é um dos lances mais memoráveis do futebol mundial e foi protagonizado pelo goleiro colombiano Higuita. Com os dois pés para cima, o arqueiro conseguiu afastar uma finalização. Veja:
Hoy hace 23 años nació en el mítico Wembley , el Escorpión 🦂 ! ⚽️ pic.twitter.com/MQ6PkogWEy
— René Higuita (@higuitarene) September 6, 2018
- Dino Zoff — Brasil 2 x 3 Itália, Copa do Mundo 1982
A defesa italiana, nos minutos finais da partida, barrou a seleção brasileira de Zico e Sócrates da final do Mundial. O goleiro Dino Zoff defendeu, já em cima da linha, uma cabeçada do zagueiro Oscar. Veja:
Toda a conquista passa por um lance crucial. Na copa de 82 Dino Zoff defendeu a cabeçada de Oscar no final do jogo e mudou a história do futebol brasileiro.
É mais um “e se entrasse” do Brechó do Futebol. pic.twitter.com/dRcWts1qxU— Brechó do Futebol (@brechodofutebol) January 21, 2020