Argentino do Cruzeiro faz golaço em treino
Melhor colocado geral na primeira fase, o Cruzeiro garantiu a possibilidade de se classificar na semifinal e de conquistar o título em eventual decisão, com dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols.
Desta forma, após empatar sem gols com o Tombense, na ida da semifinal, a equipe será campeã estadual – título que conquistou pela última vez em 2019 – se a defesa não for mais vazada na competição. Restam, no máximo, três jogos a se fazer.
É exatamente esse o número de partidas que a equipe não leva gol. Além do Tombense, também passou ilesa diante de Pouso Alegre e Uberlândia, nas duas rodadas finais da fase classificatória. Após o primeiro jogo da semifinal, o Cruzeiro se manteve como a segunda a melhor defesa do Mineiro, com cinco gols sofridos em nove partidas. O América lidera o ranking, com quatro.
João Marcelo e Zé Ivaldo foram titular nos três últimos jogos do Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Além dos últimos três jogos, o Cruzeiro também não levou gols contra Atlético-MG e Patrocinense. Portanto, passou ileso em metade dos 10 jogos realizados na temporada. América-MG e Sousa marcaram, cada um, dois gols na Raposa, além de Villa Nova, Athletic e Democrata GV terem anotado um gol cada um.
Disputa aberta
Apesar de o setor tem bons números no primeiro trimestre do ano, a defesa do Cruzeiro ainda não tem a formação definida por Nicolás Larcamón, especialmente no miolo de zaga, onde o treinador terá, mais uma vez, de mudar a dupla titular.
Até o momento, o treinador utilizou quatro duplas diferentes, formadas entre João Marcelo, Neris, Palacios e Zé Ivaldo. O último, que cumpre suspensão no duelo do próximo sábado, foi titular em oito dos 10 jogos do ano, ficando fora da estreia por opção, além de ter cumprido uma partida por acúmulo de três amarelos. João Marcelo iniciou cinco jogos, e Neris foi titular seis vezes. Palacios iniciou apenas o primeiro jogo do ano, contra o Villa Nova.
Neris disputa bola pelo alto no Cruzeiro — Foto: Staff Images / Cruzeiro
O levantamento considera apenas as formações titulares. Vale ressaltar que Filipe Machado foi utilizado como zagueiro no segundo tempo do duelo com o Patrocinense, assim como aconteceu com Lucas Romero diante do Tombense, após Zé Ivaldo ser expulso.
Dois zagueiros de ofício que estão no elenco ainda não foram titulares: Pedrão e Villalba. O argentino, ao que tudo indica, iniciará a partida contra o Tombense, mas ainda não se sabe se jogará como terceiro zagueiro ou na lateral esquerda, em meio à ausência de Marlon.
- Villa Nova 1×2 Cruzeiro: Palacios e Neris
- Cruzeiro 1×1 Athletic: Zé Ivaldo e Neris
- Atlético-MG 0x1 Cruzeiro: Zé Ivaldo e João Marcelo
- Cruzeiro 3×0 Patrocinense: Zé Ivaldo e Neris
- Cruzeiro 0x2 América-MG: Neris e João Marcelo
- Democrata GV 1×3 Cruzeiro: Zé Ivaldo e Neris
- Sousa 2×0 Cruzeiro: Zé Ivaldo e Neris
- Pouso Alegre 0x2 Cruzeiro: Zé Ivaldo e João Marcelo
- Cruzeiro 2×0 Uberlândia: Zé Ivaldo e João Marcelo
- Tombense 0x0 Cruzeiro: Zé Ivaldo e João Marcelo