A “Era Dorival” começou, de fato, e de direito, na seleção brasileira. Nesta sexta-feira (01), o comandante técnico esteve na sede da CBF para anunciar a lista dos 26 jogadores convocados para os jogos da Data Fifa, contra Inglaterra e Espanha, respectivamente.
Como já havia sido sinalizado, a relação contou com algumas novidades, como Murillo, do Palmeiras, e João Gomes, do Wolverhampton, Pablo Maia e Rafael, do São Paulo, entre outros.
Goleiros: Bento (Athletico); Ederson (Manchester City) e Rafael (São Paulo )
Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo) e Wendel (Porto)
Zagueiros: Beraldo (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murilo (Palmeiras)
Meias: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton) Paquetá (West Ham) e Pablo Maia (São Paulo)
Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vinicius Junior (Real Madrid)
LISTA DEFINIDA! 📄✅
Dorival Júnior anunciou hoje sua primeira convocação à frente da Seleção Brasileira! São 26 atletas que vão representar a Amarelinha nos amistosos contra Inglaterra e Espanha nos dias 23 e 26 de março, respectivamente.
Pra cima, Brasil! 💚💛 pic.twitter.com/zGGgm2kW4B
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) March 1, 2024
A seleção brasileira enfrenta a Inglaterra no dia 23 de março, em Wembley, e a Espanha, no dia 26, no Santiago Bernabéu. A concentração dos jogadores está prevista para o dia 18 de março. Posterior a estes dois embates da Data Fifa, o escrete canarinho já tem um jogo acertado contra o México, com detalhes de datas ainda pendentes. Os compromissos servem de preparação para a disputa da Copa América, que será realizada entre junho e julho, nos Estados Unidos.
Trabalho de Dorival na seleção brasileira começou cedo
Depois de ter sido oficializado e apresentado como comandante fixo visando o ciclo da Copa do Mundo de 2024, Dorival mergulhou nas movimentações visando a convocação para os jogos contra os tradicionais escretes. No último mês, o treinador passou duas semanas visitando clubes em solo europeu. Em seu discurso na lista, o treinador foi enfático ao destacar que uma reformulação não pode acontecer de forma brusca, e sim gradativa.
Ao todo, o treinador e membros de sua comissão passaram oito centros de treinamentos e acompanharam oito partidas na Espanha, Inglaterra e França, no intuito de fazer apontamentos. Além disso, Dorival Júnior e sua equipe entraram em contato pessoalmente com os 26 jogadores de potencial claro de convocação objetivando estreitar laços.