O Botafogo, apesar de ter goleado o Fluminense neste domingo, 3 de março, acabou eliminado e ficou fora das semifinais do Campeonato Carioca pelo segundo ano seguido.
A vitória do Vasco sobre a Portuguesa resultou na eliminação do Glorioso do G-4 da Taça Guanabara. Contudo, o clube agora pode se concentrar na Copa Libertadores, como parece querer a diretoria desde o início.
Botafogo vence, porém perde
Apesar da situação, o Botafogo conseguiu fazer uma boa apresentação inicial para dar ânimo para a sequência da temporada.
Após um início inconsistente no Campeonato Carioca, ficando quase todo momento da Taça Guanabara fora do G-4, o time se recuperou depois da saída do técnico Tiago Nunes.
O Botafogo conquistou duas vitórias consecutivas, dando uma boa impressão no fim da primeira fase.
Botafogo se destaca em vitórias no fim da Taça Guanabara
Depois da derrota para o Vasco e a consequente saída de Tiago Nunes, o Botafogo conseguiu uma vitória convincente de 4 a 2 sobre o Fluminense no Maracanã, sob comando do interino Fábio Matias.
O time marcou seis gols e sofreu apenas dois nestas últimas partidas da Taça Guanabara.
Os revezes para Flamengo, Vasco e Boavista sob a administração de Tiago Nunes prejudicou o desempenho da equipe na competição.
Também houve outros dois empates contra times de menor investimento.
Nesses casos, o Glorioso saiu na frente e acabou cedendo o empate, revivendo traumas de 2023.
Time se concentra agora na Libertadores
Fora das semifinais do Carioca, a prioridade do Botafogo agora é a Copa Libertadores. O foco é chegar na fase de grupos da competição.
O próprio John Textor, gestor do clube, declarou no último sábado, 2, na plataforma Twitter/X que a prioridade é a partida da próxima quarta-feira, 6, contra o Red Bull Bragantino pela pré-Libertadores.
Desde o início do ano, o Botafogo deu indícios que o principal objetivo do clube nessa temporada seria as fases prévias da Copa Libertadores.
O então técnico Tiago Nunes usou o começo do Carioca para testar jogadores e encontrar a melhor formação para a competição continental.
O Glorioso ainda terá que disputar a Taça Rio, competição entre os clubas que ficam entre as 5ª e 8ª posições da Taça Guanabara.
O time enfrentará o Sampaio Corrêa na semifinal.
No entanto, é esperado que o Botafogo utilize um time alternativo no primeiro jogo contra a equipe de Saquarema, que ocorrerá entre as duas partidas contra o Red Bull Bragantino pela Copa Libertadores.