Flamengo x Botafogo: saiba tudo sobre o jogo da 4º rodada do Brasileirão Série A 2024
A sentença proíbe que o americano participe de lugares reservados ao futebol nos dias de jogo do Glorioso. Essa é a punição usual para esse tipo de caso. Qualquer tipo de restrição extra teria que ser definida no tribunal.
Ou seja, Textor não poderá entrar no Nilton Santos pelos próximos 17 dias, seja credenciado como presidente da SAF, convidado para um camarote ou até mesmo como torcedor em dias de jogos. Isso porque ele já cumpriu 28 dos 45 totais da pena.
O empresário continuará podendo representar o Botafogo quando não houver um lugar reservado ao futebol no dia de jogo e assinar contratos neste período.
Michel Assef Filho, advogado do americano, considerou o resultado satisfatório, considerando que o relator do processo no tribunal votou por uma suspensão de 105 dias na primeira audiência do recurso. O pleno adiou por duas vezes o julgamento.
– É preciso criar ferramentas para a justiça agir, para que o dirigente possa se manifestar. Acho que a discussão é mais profunda aqui. Não tem vitória nem derrota, todos buscamos um bem comum que é o futebol.
Textor reclama da arbitragem em Botafogo x Palmeiras — Foto: reprodução/vídeo
O executivo não esteve presente no local. Ele voltou para a Flórida, nos Estados Unidos, durante a madrugada.
Michel Assef Filho fala sobre o resultado do julgamento de John Textor
Relembre o caso
John foi julgado pelas falas na beira do campo após a derrota para o Palmeiras, no dia 1º de novembro de 2023. O Botafogo vencia a partida por 3 a 1, quando teve Adryelson expulso no começo do segundo tempo.
Tiquinho Soares ainda teve um pênalti na sequência, mas desperdiçou e viu o Alviverde virar o confronto com gols aos 84′, 89′ e 99′. Após a partida, Textor entrou no campo, fez sinais de dinheiro para os árbitros e usou o microfone da transmissão para criticar a CBF.
– O mundo todo viu, isso não é cartão vermelho. Ele (Adryelson) pegou a bola primeiro. Não tenho certeza nem se foi falta. Mas não é cartão vermelho, ele mudou o jogo. Isso é corrupção, isso é roubo. Por favor, me multa, Ednaldo, mas você precisa renunciar amanhã de manhã. É isso que precisa acontecer. Esse campeonato se tornou uma piada. Ninguém merece isso, esses jogadores do Palmeiras não querem ganhar desse jeito, nós não queremos perder desse jeito. São cinco jogos seguidos. Senhores, vocês jogaram um bom jogo, não é culpa de vocês, mas isso é corrupção – afirmou, à época (veja no vídeo abaixo).
John Textor dispara contra CBF e arbitragem: “Isso é corrupção, isso é roubo”
O processo corre desde o ano passado, quando Textor foi punido de forma preventiva por 30 dias. Na época, o Botafogo conseguira um efeito suspensivo para que o executivo conseguisse acompanhar a reta final do Brasileirão. O pleito voltou à tona esse ano, mas teve dois pedidos de vista por Felipe Bevilacqua, vice-presidente do STJD, que pediu mais tempo para analisar o processo.
Assista: tudo sobre o Botafogo no ge, na Globo e no sportv