Perder Kylian Mbappé não será fácil para o Paris Saint-Germain. Além de principal referência técnica da equipe, o atacante é ídolo e também maior artilheiro da história do clube, mesmo tendo apenas 25 anos. E para encerrar a passagem com requintes de crueldade, o francês deixará a equipe de Paris no final de seu contrato. Ou seja, o PSG sequer conseguirá recuperar um centavo dos 120 milhões de euros pagos ao Monaco pela sua contratação, em 2017.
Com a provável ida de Mbappé ao Real Madrid, o plano do time francês parece ser devolver na mesma moeda ao time espanhol. Ou pelo menos quase, já que eles teriam de pagar. Conforme o jornalista Daniel Riolo, do canal francês RMC Sport, o objetivo do PSG é contratar Vinicius Júnior para ser o substituto de Mbappé, e também a principal referência técnica na equipe a partir da próxima temporada.
— Imagino que com o Mbappé no Real Madrid, creio que o Paris Saint-Germain tentará a contratação do Vinicius. O PSG tentará trazer ele, mas não digo que irá conseguir. O PSG quando quer algo tem o poder de criar dúvidas no Real Madrid. Se eles fizerem uma oferta com uma soma de dinheiro importante, é possível que Florentino Pérez acabe por se dar por vencido.
‘Pior coisa do mundo para o PSG’
Porém, apesar de ventilar a possibilidade do investimento, o jornalista não acredita que seria um bom negócio para o clube francês pagar uma altíssima quantia de dinheiro para tirar o atacante brasileiro do Real Madrid.
— Acho que contratar o Vinicius seria a pior coisa do mundo para o Paris Saint-Germain. Na capital da França eu daria só 3 meses para ele se perder por completo. Seria o pior de contratação no mercado.
Multa de Vinicius Júnior é bastante alta
Caso queira mesmo contar com Vini Júnior, o PSG provavelmente quebraria um novo recorde de transferência mais cara da história, após pagar mais de 220 milhões de euros ao Barcelona por Neymar, em 2017. O atual camisa 7 do Real Madrid assinou recentemente uma renovação com o Real Madrid, e sua multa rescisória é de 1 bilhão de euros. Se o Qatar Sports Investments, holding dona do clube francês, realmente fizer uma oferta, terá de chegar ao menos perto dos valores requisitados pelo clube merengue.
Apesar de ser o mais recente, Vinicius Júnior não é o único atacante especulado na reformulação planejada pelos mandatários do Paris Saint-Germain e pelo próprio técnico Luis Enrique. Segundo o jornal L’Equipe, nomes como Rafael Leão e Mohamed Salah são vistos como possibilidades para jogarem pelos lados do campo, assim como Victor Osimhen, que poderia ser o centroavante para 2024/2025. Além disso, o clube contará provavelmente com o jovem holandês Xavi Simons, que está emprestado ao RB Leipzig.
Ainda não se sabe quem o PSG de fato investirá na janela. Mas especulações e nomes não faltarão. Por mais improvável que seja o time francês pagando uma multa rescisória tão alta para o Real Madrid, é possível que eles tentem convencer Vini Júnior a se mudar para Paris. Mas certamente outros nomes, como o dos atacantes de Milan e Napoli, parecem prováveis. Seja pelo valor caro, mas menor, seja tanto por Rafael Leão como Osimhen terem passagens de sucesso na França, pelo Lille.
Vanderson Pimentel
Jornalista formado em 2013, e apaixonado por futebol desde a infância. Em redações, também passou por Estadão e UOL.