-
ESPN.com.br
18 de mar, 2024, 08:02
O futebol argentino atravessou momentos de tensão na noite do último domingo (17). Javier Altamirano, meia-atacante do Estudiantes, sofreu uma convulsão em campo ainda durante o primeiro tempo da partida contra o Boca Juniors, em La Plata, e precisou ser levado às pressas ao hospital.
A partida foi suspensa aos 27 minutos do primeiro tempo, e ainda não há uma definição sobre quando será retomada.
Em comunicado o clube confirmou que o chileno de 24 anos sofreu um “episódio convulsivo”, mas que exames de imagem descartaram lesões evidentes.
“O jogador Javier Altamirano sofreu um episódio convulsivo. Ele está internado em observação e para complementar os estudos. Foi realizada uma tomografia computadorizada e que não apresentou imagens de patologias evidentes. Ele está estável”, publicou o clube.
“Devido a esta situação, a partida, paralisada aos 27 minutos do primeiro tempo, foi suspensa pelas autoridades de arbitragem”.
Eduardo Domínguez, treinador do Estudiantes, fez um relato emocionado à ESPN sobre como o vestiário reagiu após os momentos de tensão vividos com Altamirano em campo.
“Não tínhamos muita ideia da real situação. Embora agora tenhamos um pequeno boletim de urgência e estejam nos avisando no vestiário, houve outra situação na ambulância. Há muitas coisas mais importantes que um jogo de futebol. Quando essas situações acontecem, temos que dar o exemplo”, disse Domínguez à ESPN .
“É muito difícil ver os meninos chorando. Javi (Altamirano) é um menino muito querido, sua esposa está grávida e estava no estádio. Supostamente ele está estável, mas nos disseram que foi difícil. Na saída ele teve outra situação. Esperemos que permaneça estável e melhore”, disse o treinador.
“Ele está internado no hospital que fica do outro lado da rua. Estaremos lá. O Estudiantes é uma família. Um de nós está doente e temos que estar lá. Não sabemos o quanto podemos ajudar. O grupo está emocionado, em estado de choque. Alguns com raiva, com fúria, outros com tristeza. Temos que ter certeza de que ele está em boas mãos. Agradecemos aos médicos do Boca que se disponibilizaram”.
“Não podemos fazer nada agora. Está nas mãos de quem sabe, dos médicos. Ele é um menino que está sozinho com a mulher. Foi convocado para sua seleção e tem uma grande projeção. Mas se tirarmos isso, é um menino que está sozinho em outro país. Temos que dar tranquilidade à família no Chile. Esperemos que melhore logo”, concluiu Eduardo Domínguez.
Revelado pelo Huachipato, do Chile, Javier Altamirano chegou ao Estudiantes em 2023. O meia-atacante estava na lista de convocados pelo técnico Ricardo Gareca para os amistosos da seleção chilena contra Albânia, no dia 22, na Itália, e França, dia 26.