Endrick tornou-se nome decisivo no Palmeiras, com convocações à seleção brasileira e rendendo cerca de R$ 251 milhões na venda ao Real Madrid, em números que crescem à medida que novas metas são atingidas. Nesta quarta-feira, uma nova marca – mesmo sem render valores – engrandece o atleta: foi apontado como o centroavante Sub-21 mais promissor do mundo.
Os dados são de um estudo divulgado pelo Observatório de Futebol do Centro Internacional de Estudos de Esporte (CIES Football Observatory), da Suíça, que avaliou o desempenho de atletas da mesma faixa etária e posição nos últimos 365 dias, levando em conta também o nível de exigência das competições disputadas.
Endrick, Mirassol x Palmeiras, Paulista — Foto: Marcos Ribolli
Endrick lidera o ranking, seguido do brasileiro Vitor Roque, de 19 anos e atualmente no Barcelona, além de Evan Ferguson, do Brighton & Hove, Damián Pizarro, do Colo Colo, e Jerónimo Domina, do Union-ARG, para completar o Top-5.
O brasileiro Marcos Leonardo, ex-Santos e agora no Benfica, aparece em 10º no ranking.
- Endrick, do Palmeiras
- Vitor Roque, do Barcelona
- Evan Ferguson, do Brighton & Hove
- Damián Pizarro, do Colo Colo
- Jerónimo Domina, do CA Unión-ARG
- Milos Lukovic, do KF IMT (SRB)
- George Ilenikhena, do Royal Antwerp-BEL
- Benjamin Sesko, do RB Leipzig-ALE
- Santiago Castro, do Bologna FC-ITA
- Marcos Leonardo, do Benfica
Aos 17 anos e perto de se transferir em definitivo ao Real Madrid, o centroavante foi decisivo para a conquista do título brasileiro de 2023 no Verdão e tem um gol marcado em cinco partidas neste ano.
Na última temporada, aliás, ficou marcado pelos dois gols na vitória por 4 a 3 sobre o Botafogo, que colocou o clube na briga pela taça. Tanto que a cena foi lembrada até mesmo no Big Brother Brasil, em uma analogia na conversa dos participantes Bin Laden e Pitel sobre o paredão.
Em 2024, Endrick começou a preparação mais tarde no Palmeiras porque estava disputando o Pré-Olímpico com a seleção brasileira e estará com o Brasil novamente nas próximas semanas, nos amistosos diante da Inglaterra e Espanha, nos dias 23 e 26 de março.
– Essa atenção, com tudo que pode fazer a todo momento por sua equipe, sempre foi um dos diferenciais de Endrick – diz Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, que administra a carreira do atacante.
Quem é melhor aos 17 anos? André Rizek faz a comparação de Endrick com craques
Endrick disputa o Campeonato Paulista pelo Palmeiras nesta temporada e ainda pega os inícios do Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, antes de se transferir ao Real Madrid. A venda ao clube espanhol foi selada em 2022, mas para acontecer em julho, quando o atacante completará 18 de idade.
+ Assista a tudo do Palmeiras na Globo, sportv e ge