Mesmo com todos os esforços da diretoria do clube e da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), o cenário que se desenha é que o Santa Cruz realmente fique sem calendário este ano após o fim do Campeonato Pernambucano de 2024. Segundo o presidente da FPF Evandro Carvalho, em entrevista ao programa Momento Esportivo, da Rádio Clube, reuniões recentes com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) dificultaram qualquer possibilidade de O Mais Querido disputar uma competição nacional este ano.
“Qualquer possibilidade de ampliação da série D foi descartada definitivamente ontem, não vai ocorrer. A criação da série E também ficou impossibilitada do ponto de vista jurídico”, comentou Evandro, que tentou de várias formas viabilizar a participação do Santa Cruz na Série D em 2024.
Sobre as desistências de times que poderiam abrir vaga para o Santa Cruz, o mandatário da FPF não enxerga um cenário onde isso aconteça. “Não tivemos nenhuma desistência que viabilize, que nos faça vislumbrar uma hipótese do Santa Cruz jogar. E como não existe possibilidade, ao nosso ver, de uma desistência local, do nosso no estado, como também não temos outros estados que possam reverter no ranking nacional e vir a nosso favor. Eu diria que não temos como viabilizar a participação do Santa Cruz”, pontuou.
Ainda sobre a Série D, Evandro Carvalho justificou sobre o atraso da divulgação do calendário da competição, que já teve seu prazo final ultrapassado. “Foram ajustes por questão de campo. Nós sabemos que às vezes o Retrô, por exemplo, que tem um time muito técnico, muito refinado, que joga na Arena Pernambuco, dá uma condição de série A para qualquer Clube que visita Pernambuco. Mas, quando o Retrô sai para jogar ele se defronta, como o Santa Cruz já se defrontou, com campos horrorosos. Infelizmente, devido a estrutura do Brasil, os municípios não aportam o recurso para ajudar os clubes ou não cuidam com muito cuidado desses campos municipais e isso nos deixa com campos em más condições para jogos”, explicou.
A tabela da Série D deve ser divulgada ainda esta semana. Retrô e Petrolina serão os dois clubes pernambucanos que irão disputar a competição, conquistando a vaga após as boas campanhas feitas no campeonato estadual de 2023. O Santa Cruz, por sua vez, fez uma campanha ruim no nacional da quarta divisão e acabou sendo eliminado ainda na primeira fase, e não conseguiu garantir a participação para este ano. Ao tricolor, resta competir no estadual, onde já garantiu a classificação para a Série D de 2025.