Apesar de ter começado a temporada sob muitas críticas e com desempenho em campo abaixo do esperado, o Atlético parece estar entrando ‘nos eixos’. A equipe comandada por Felipão se aproximou de garantir a vaga à final do Campeonato Mineiro e trouxe ‘alívio’ para o torcedor atleticano. Uma das melhores áreas trabalhadas pelo técnico é a defesa.
O Galo conquistou importante vantagem no primeiro jogo da semifinal do Mineiro ao vencer o América por 2 a 0, na Arena MRV. O time devolveu a pressão para o Coelho, que vai decidir no Independência e precisa vencer por dois gols de diferença para avançar.
Na partida diante do rival alviverde, a defesa atleticana fez um bom trabalho. Jemerson, pela esquerda, e Bruno Fuchs, pela direita, foram os titulares. Em conjunto com Saravia, Arana (mais avançado) e Battaglia, a contenção do América foi precisa.
Ainda que o Coelho avançasse para se aproximar do gol, foi bloqueado. É verdade que o time contou também com ‘falta de sorte’ – as finalizações não acertaram o alvo.
Em nove jogos, o Galo sofreu seis gols. No ranking de times da Série A do Campeonato Brasileiro, é o dono da segunda defesa menos vazada – empatado com o Athletico-PR. O líder é o Flamengo, que sofreu apenas um gol na temporada (em 12 jogos).
Jogos do Atlético na temporada
- 1ª rodada do Mineiro – Patrocinense 2 x 1 Atlético
- 2ª rodada do Mineiro – Atlético 4 x 0 Democrata-GV
- 3ª rodada do Mineiro – Atlético 0 x 2 Cruzeiro
- 4ª rodada do Mineiro – Athletic 0 x 2 Atlético
- 5ª rodada do Mineiro – Atlético 1 x 1 Tombense
- 6ª rodada do Mineiro – Itabirito 0 x 2 Atlético
- 7ª rodada do Mineiro – América 1 x 1 Atlético
- 8ª rodada do Mineiro – Atlético 3 x 0 Ipatinga
- Semifinal (ida) – Atlético 2 x 0 América
Dupla ideal na zaga?
Mesmo que a dupla Jemerson e Bruno Fuchs colecione bons números, já que foram os dois que mais foram escalados juntos na temporada, Felipão não descarta fazer mudanças.
O zagueiro uruguaio Maurício Lemos é uma das opções para o treinador. Ele esteve presente em três compromissos na temporada – foi titular contra o Patrocinense, Democrata-GV e Cruzeiro.
“Não tenho duvidas, tenho performance. Tenho que analisar performances dos jogadores, durante a semana, na opinião da comissão técnica, vai jogar sempre o que estiver melhor para aquele jogo”, respondeu o técnico, sobre ter encontrado a ‘dupla perfeita’.
- Leia mais notícias do Atlético em No Ataque!
Ranking das defesas menos vazadas da Série A
- Flamengo – 1 gol sofrido
- Atlético – 6 gols sofridos
- Athletico-PR – 6 gols sofridos
- Cruzeiro – 7 gols sofridos
- Internacional – 7 gols sofridos
- Criciúma – 8 gols sofridos
- Atlético-GO – 9 gols sofridos
- Cuiabá – 9 gols sofridos
- Juventude – 9 gols sofridos
- Palmeiras – 9 gols sofridos
- Fortaleza – 10 gols sofridos
- Bragantino – 10 gols sofridos
- São Paulo – 10 gols sofridos
- Vitória – 10 gols sofridos
- Bahia – 11 gols sofridos
- Grêmio – 12 gols sofridos
- Botafogo – 14 gols sofridos
- Corinthians – 14 gols sofridos
- Fluminense – 14 gols sofridos
- Vasco – 15 gols sofridos