Um dos 26 jogadores brasileiros que atuam no futebol russo, Bitello tem conquistado o seu espaço no Dínamo de Moscou. Revelado pelo Grêmio, o atacante chegou na Rússia no ano passado, relatou a sua passagem na Europa até aqui e o desejo de uma oportunidade na seleção brasileira.
O Dínamo de Moscou teve que desembolsar 10 milhões de euros (cerca de R$ 53,3 milhões à época) para contratar o atleta de 24 anos. Em 15 jogos disputados, o brasileiro marcou cinco gols e deu duas assistências.
— Minha adaptação foi a melhor possível. Estava vindo de uma sequência boa atuando no futebol brasileiro e o ritmo de jogo fez que eu conseguisse rapidamente desempenhar um bom futebol por aqui e ajudar meus companheiros — disse o jogador.
Bitello atuando pelo Dínamo Moscou — Foto: Dínamo Moscou/Divulgação
Desde 2023, os clubes russos estão excluídos de competições da Uefa. Além disso, a seleção nacional está banida das eliminatórias da Copa do Mundo, da Liga das Nações e da Eurocopa. Ainda sim, o país tem sido um destino frequente para os jovens atletas brasileiros.
— Acredito que já estava na idade de sair do Brasil, experimentar coisas novas. Chegou a proposta do Dínamo e me agradou (…) O futebol aqui é um futebol de um nível muito bom, vejo como uma vitrine para todos os jogadores que se mostrar para o futebol internacional — descreve o atacante.
Bitello assina com clube russo por cinco temporadas — Foto: Divulgação
O bom começo no futebol europeu fez despertar em Bitello a esperança de uma oportunidade na Seleção Brasileira, que agora é comandada pelo técnico Dorival Júnior.
— Todo jogador sonha em um dia representar o seu país, é lógico que penso chegar na Seleção. Se eu estiver jogando em alto nível por aqui, por que não uma convocação — falou o Bitello.
O brasileiro entra em campo no próximo domingo (03), pela 19ª rodada do Campeonato Russo, quando o Dínamo de Moscou encara o Lokomoitv Moscou. O time de Bitello ocupa a terceira posição da competição.
Bitello comemora gol pelo Dínamo Mascou — Foto: Reprodução/Dínamo Mascou