Campeão brasileiro pelo Flamengo e ex-auxiliar do Bragantino, Maldonado detalhou características de Léo Ortiz
Por: Pedro Paulo Catonho e Rodrigo Lima
O torcedor do Flamengo que não acompanha os jogos de outras equipes ainda não conhece as principais características de Léo Ortiz, novo reforço do time de Tite. Por isso, a reportagem do Coluna do Fla conversou com Claudio Maldonado, campeão brasileiro no Mengão como jogador e vice sul-americano pelo Bragantino comandando o defensor. O chileno detalhou as funções do atleta de 28 anos dentro e fora de campo.
— Ele um jogador de muita qualidade técnica e visão de jogo, rápido. Importantíssimo ter ele no time, pela sua capacidade de entender o jogo. Seus pontos fortes são a construção de jogo e liderança. Sempre foi um atleta de muita liderança, sempre tomando a frente do time quando for preciso. Além de ele mostrar com desempenho em campo, seu papel no time — disse Maldonado, em resposta para a reportagem do Coluna do Fla.
ENCAIXE COM FABRÍCIO BRUNO
Como Léo Ortiz é destro, alguns torcedores do Flamengo projetam que o novo reforço fará dupla com o canhoto Léo Pereira. No entanto, o gaúcho atuou ao lado de Fabrício Bruno no próprio Bragantino. No clube de Bragança Paulista, os dois, juntos, tiveram média de menos de um gol sofrido por jogo. Afinal, foram 58 partidas e 55 tentos sofridos.
— Eles se deram muito bem, nós tínhamos pela confiança nos dois. Acredito que ele (Léo Ortiz) está muito bem preparado, ele vai ter ótimo desempenho no Flamengo. Ele tem todas as qualidades para ser titular do time, é um jogador diferente — acrescentou Maldonado, que trabalhou com o novo reforço do Mengão de setembro de 2020 a outubro de 2022, tendo como auge 2021, com o vice da Copa Sul-Americana. Já pelo rubro-negro, foi volante campeão do Brasileirão 2009.
LÉO ORTIZ CHEGOU
Na terça-feira (05), Léo Ortiz desembarcou no Rio de Janeiro para assinar com o Flamengo. Na manhã desta quarta (06), o zagueiro realiza exames médicos e, sendo aprovado, será anunciado oficialmente pelo Mengão. O defensor firmará vínculo com o clube por cinco anos, ou seja, até dezembro de 2028.
Para fechar com Léo Ortiz, foram mais de três meses de negociação com Bragantino. Porém, após muitas idas e vindas, os clubes chegaram a um acordo por 7 milhões de euros (R$ 37 milhões). Além disso, o Flamengo terá de pagar mais 1 milhão de euros de bonificação em caso de conquistas de títulos.