– Não vi a classificação dele, mas acho que ele fez um trabalho incrível no treino (livre 3). Entrar em um carro no terceiro treino e entregar da forma que ele fez é muito impressionante. Muito feliz por ele ter a oportunidade. Também destaca que o carro é bom, um dos pilotos está em segundo (Leclerc, no grid de largada). Ótimo esforço hoje, e aposto que amanhã ele terá uma boa corrida – disse Lewis.
A título de comparação, Bearman tinha apenas 1 ano e dez meses quando Hamilton estreou pela McLaren na F1 2007, no GP da Austrália. Ollie estreou em competições de kart em 2013 e, após alguns títulos, migrou para carros de fórmula em 2020, na F4 alemã – que disputou simultaneamente com a F4 italiana. Campeão de ambas no ano seguinte, foi ainda o terceiro colocado na F3 2022, vencida por Victor Martins.
F1 2024: Lewis Hamilton vai largar em oitavo no GP da Arábia Saudita, neste sábado — Foto: Qian Jun/MB Media/Getty Images
Bearman tornou-se piloto da Academia da Ferrari em 2021 e, depois de superar a resistência da mãe Terri, largou os estudos para se mudar para Módena, na Itália. Ele será o 12º britânico a guiar pela equipe de Maranello, além de ser o mais jovem do país a debutar na F1, superando Lando Norris.
Bearman ficou a apenas 0s036 de avançar para o Q3 da classificação, atrás do próprio Hamilton. Perguntado sobre as expectativas para a corrida e o desempenho na sessão classificatória, o piloto reserva da Ferrari destacou que pontuar neste sábado seria um fator bônus no fim de semana.
Oliver Bearman e o pai, David Bearman, no paddock para o GP da Arábia Saudita de F1 2024 — Foto: Kym Illman/Getty Images
– Acordei nesta manhã focado na minha corrida na F2, largando em décimo, pensando em como maximizar isso. E aí, em certo momento, ficou claro que eu teria que entrar no carro da F1. Que oportunidade incrível, é claro. Melhoras para Carlos em sua recuperação, mas é um momento incrível para mim. Um pouco desapontado com a classificação, mas também não posso ficar muito desapontado – disse Bearman, acrescentando:
– Foi tão próximo, e é por isso que dói mais. Cometi um erro na minha primeira tentativa e tive que seguir para a segunda, quando os pneus já não são os melhores. Erro meu, e vou assumir. (A expectativa) é levar o carro de volta, mas conseguir alguns pontos seria um bônus. Quero aumentar minha quilometragem, ganhar experiência, é minha primeira corrida. Essa é uma pista difícil.
Rafael Lopes e Luciano Burti fazem a prévia do GP da Arábia Saudita de 2024
Infos e horários do GP da Arábia Saudita – F1 2024 — Foto: Infoesporte