O Flamengo deu mais um passo rumo ao bicampeonato pela Champions League das Américas de Basquete. A equipe de Gustavo Conti venceu o Obras Sanitárias por 80 a 67, na noite desta quinta-feira, no Maracanãzinho. A segunda vitória consecutiva sobre o clube argentino garantiu a vaga do Rubro-Negro nas semifinais da competição. Gabriel Jaú foi o cestinha do time, com 24 pontos.
Gabriel Jaú comemora enterrada contra o Obras Sanitárias — Foto: Paula Reis / CRF
Esta foi a 15ª vitória consecutiva do time carioca na temporada. Além de liderar o grupo C, pela Champions League, a equipe também ocupa a primeira posição na tabela do Novo Basquete Brasileiro. O Flamengo deve enfrentar o melhor de três jogos entre o mexicano Halcones de Xalapa e Nacional do Uruguai.
Flamengo e Obras Sanitárias pela Champions League de Basquete — Foto: Paula Reis / CRF
O Flamengo entrou em quadra com o mesmo quinteto do primeiro confronto, em Buenos Aires. Gui Deodato, Kayo Gonçalves, Gabriel Jaú, Franco Balbi e Loku Cuello representaram o clube rubro-negro. Já a equipe argentina contou com Smaniotti, Spight, Barral, Solarin, Tha Andela.
O Jogo
Obras começou pontuando com Solarin, mas Jaú logo igualou com uma bela enterrada. Cuello e Gui Deodato fizeram 10/2 em menos de 1min30s de partida. Kayo chegou com vontade de repetir o impressionante feito da última partida, em que fez sete bolas de três, com 100% de aproveitamento, e já entrou fazendo seis pontos em dois arremessos. Diego Jose Vadell pediu tempo tentando frear o ataque rubro-negro em 16/6. Com toco de Olivinha, Didi Louzada aproveitou o embalo e fez mais uma. Spight fez seu nono ponto na partida e Cerminato diminuiu a distância no placar, fechando em 22/18.
Gabriel Jaú abriu o placar no segundo período com uma bola de dois pontos. Em seguida, Ruiz cometeu uma falta antidesportiva sobre Jaú. Scott Machado pontuou e Kayo fez sua terceira bola de três, sem erros. Spight fez mais dois, e Kayo cometeu seu primeiro erro em onze tentativas, desde o primeiro jogo contra o Obras. Ruiz fez uma boa girada no garrafão e garantiu mais dois para a equipe argentina, que chegou a 33/36 e cresceu consideravelmente na partida, marcando muito bem os jogadores do Flamengo. Tha Andela colou no placar com dois pontos e Gustavinho pediu tempo. Com Jaú e Balbi, os times foram para o intervalo com a parcial de 19/19.
Flamengo 80 x 67 Obras – Melhores momentos – Liga dos Campeões da América de Basquete
Jaú voltou do intervalo inspirado, e mostrou ataque agressivo, confirmando a liderança do Flamengo no início do segundo tempo. Barral conseguiu quebrar a marcação de Scott. Cerminato cometeu falta antidesportiva em cima de Gabriel e o jogo ficou paralisado. A torcida se manifestou e o árbitro foi consultar o vídeo. Falta dada, e Jaú converteu um dos lances livres. Spight e Barral recuperaram para o Obras, e Kayo fez mais dois, somando 11 pontos na partida. Com um incrível lance de Scott no último segundo, o Rubro-Negro fechou o terceiro período em 27/17.
No último quarto, Didi Louzada e Inyaco pontuaram para as duas equipes. Venegas comandou uma reação do Obras, enquanto Kayo brilhou novamente convertendo dois lances livres. Jaú fez seu 24º ponto e mandou um toco em seguida. Spight mostrou a que veio e fez mais quatro para os visitantes, mas o Flamengo fechou a partida e garantiu a vaga em 80 a 67.