É verdade que o ano está ainda apenas no início, mas algumas equipes do Brasileirão já apresentam níveis de atuações impactantes para uma avaliação mais profunda, sobretudo projetando os grandes desafios de 2024. Flávio Prado, por exemplo, menciona logo de cara a força demonstrada por Palmeiras e Flamengo em seus respectivos estaduais.
“O Palmeiras passou facilmente para a próxima fase do Campeonato Paulista. O Flamengo não foi tão fácil, mas também passou e os dois grandões vão levando a coisa com certa tranquilidade. Hoje teremos São Paulo e Santos com desafios mais ou menos do mesmo nível do Palmeiras, o Novorizontino pode complicar um pouco, mas dentro da normalidade espera-se que os dois passem”, aponta jornalista.
“No Rio de Janeiro, esse Vasco da Gama não convence ninguém. Pega o Nova Iguaçu e a gente não tem certeza se vai ganhar”, completou Flávio Prado.
Mais do que a conquista do Paulistão e Carioca, o profissional da Rádio Jovem Pan entende que dentro da normalidade são dois times que irão disputar os grandes campeonatos como a Série A, Libertadores e Copa do Brasil. Hoje, o mesmo não enxerga outra equipe do futebol brasileiro na mesma prateleira que Verdão e Rubro-Negro.
“O que eu quero dizer com tudo isso? Palmeiras e Flamengo se levarem tudo a sério não terão adversário neste campeonato regional e serão os dois grandes adversários nas competições importantes que teremos no segundo semestre: Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. Não tem jeito”, opina.
Assim como Flávio Prado, Casagrande elege as principais forças do futebol brasileiro
A predominância de Palmeiras e Flamengo nos estaduais tende a ser também nas competições nacionais e internacionais. A análise de Flávio Prado é compartilhada pelos demais profissionais da imprensa esportiva, como Walter Casagrande.
Durante o programa Fim de Papo, do UOL Esporte, o comentarista determinou o Verdão como a equipe mais competitiva, sólida que existe hoje em comparação com os demais rivais do Brasil. Por outro lado, o elenco mais técnico é o do Flamengo. Se antes já era um plantel importante, se tornou ainda mais qualificado com as contratações de De La Cruz, Viña e Léo Ortiz.
Hoje, Tite tem no banco de reservas jogadores como Bruno Henrique, Gabigol, David Luiz, entre outros. Na janela de transferências da metade do ano, tudo indica que o clube promoverá novas movimentações no mercado. Depois de passar em branco em 2023, o Rubro-Negro espera nesta temporada recuperar o seu protagonismo.