O lançamento do segundo uniforme do Fluminense para 2024, nesta sexta, reacendeu um debate sobre o uso da faixa diagonal na camisa. O elemento é comumente associado ao Vasco, mas foi usado no futebol pela primeira vez pelo Tricolor, no início do século XX. O clube cruz-maltino, que à época não tinha departamento de futebol, já havia utilizado o uniforme no remo.
Fernando Diniz se desculpa pelas declarações após a eliminação do Fluminense no Carioca
Em dezembro de 1906, o Fluminense decidiu mudar o uniforme pela segunda vez na história, devido à tendência da camisa tricolor a se desbotar. O clube, então, adotou uma camisa branca com faixas diagonais verde e grená, a ser usada com calção branco e meias pretas.
A foto mais comum da camisa foi tirada em 1908, mas o uniforme já havia estreado anteriormente. Conforme relatado no livro “Fluminense: Jogos Inesquecíveis”, a faixa tricolor não era estampada ou costurada, mas sim vestida sobre o uniforme – como uma faixa de campeão, comumente vista no futebol até hoje.
Time do Fluminense campeão carioca em 1908. Em pé: Oswaldo Gomes, Horácio Costa Santos, Edwin Cox, Emile Etchegaray e Felix Frias. Sentados: Nestor Macedo, Albert Victor Buchan, João Leal, Victor Etchegaray, Walter Salmond e Anderson Williams — Foto: Reprodução
Em 1908, o Fluminense chegou ao terceiro título em três edições do Carioca com uma rodada de antecipação. A campanha foi invicta, com oito vitórias e dois empates; estes foram com o rival Botafogo. Nos outros duelos, o Tricolor superou Paysandu Cricket, Rio Cricket, Riachuelo e América.
Quase 60 anos depois, o Fluminense recriou o uniforme com algumas mudanças. Campeão da Taça Guanabara de 1966, o clube voltou a adotar a faixa diagonal, mas no sentido inverso, interrompida na manga e com maior espaço entre as cores.
Fluminense retomou faixa diagonal no uniforme em 1966, em vitória por 3 a 0 sobre o Olaria — Foto: Acervo O Globo
Em 2009, o Tricolor retomou o design pela segunda vez em sua camisa branca. O uso das faixas foi uma homenagem à conquista do tetra do Carioca, entre 1906 e 1909.
Fred comemora gol pelo Fluminense em 2009 — Foto: André Durão /GLOBOESPORTE.COM
Mas e o Vasco?
À época do tricampeonato tricolor, o clube sequer tinha um departamento de futebol. O setor foi instaurado em novembro de 1915, por influência de Raul Campos, que foi de sócio a presidente do clube.
Fluminense homenageia Rio de Janeiro e revive faixas diagonais em nova camisa branca — Foto: Divulgação
O time de remo do Vasco já havia utilizado uma camisa com faixa diagonal branca, mas o futebol não. Para quem tinha a bola nos pés, o uniforme era distinto: camisa preta com detalhes brancos na gola e nas mangas, que entraria para a história com os “Camisas Negras” de 1923. A faixa diagonal só foi adotada pela no futebol do Vasco na década de 1930, antes da oficialização em 1945.
Assista: tudo sobre o Fluminense no ge, na Globo e no sportv