O Fortaleza desistiu de negociar a contratação do atacante chileno Eduardo Vargas, do Atlético. O alto salário e o modelo da transação inviabilizaram que uma proposta oficial fosse feita. A direção do clube cearense sondou dirigentes do Galo e os agentes do atleta no início da semana.
- Siga o canal Itatiaia Esporte no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular.
A intenção do Fortaleza era ter Vargas por empréstimo até o fim de 2024, situação que não funcionava para o Atlético. O contrato do atacante de 34 anos em Minas vai até dezembro e não há intenção de renovação por parte do clube. Normalmente em casos de empréstimo o vínculo é prorrogado para que o atleta não saia de graça quando retornar do clube pra o qual foi cedido.
Mas o valor do salário de Vargas também foi um impeditivo para que o Fortaleza prosseguisse nas tratativas. Considerado alto para sua folha salarial, a expectativa do comando do Leão era de que o Atlético pagasse parte desse vencimento, algo também que não interessa aos mineiros.
O alvo do Fortaleza em Vargas tem um motivo: em meados de março seu centroavante titular, o argentino Martin Lucero, terá audiência no TAS, o Tribunal Arbitral do Esporte. Ele tem jogado por meio de um efeito suspensivo após ser suspenso em 8 de agosto de 2023 por quatro meses pela Fifa após demanda do Colo Colo, seu ex-clube. Os chilenos alegam quebra de contrato sem pagamento.
Não há garantias de que a suspensão de Lucero não será confirmada pelo TAS. Se isso acontecer, ou o Fortaleza paga o Colo Colo ou perderá o jogador pelo menos até a metade de 2024. Por isso o clube quer um jogador de qualidade para a posição, e Vargas tinha esse perfil, apesar de estar em baixa no Galo.
O reserva de Lucero, Thiago Galhardo, não vive boa fase técnica e também está afastado para tratar da saúde mental depois do atentado sofrido pela delegação na semana passada, no Recife, quando bomba e pedras foram atiradas pela torcida do Sport após o 1 a 1 pela Copa do Nordeste.
O Fortaleza deve ir atrás agora de outro jogador para a posição, mas o tempo é curto: a janela de transferências no Brasil fecha em 7 de março.
A situação de Vargas
Vargas tem contrato com o Galo até dezembro de 2024. Ele participou de 25 minutos do empate por 1 a 1 contra o América, no fim de semana passado, foi elogiado por Felipão, mas desde o fim de 2023 está disponível para ser negociado. Ele chegou a ser oferecido ao Vasco, mas o negócio não andou.
Com lesões, Vargas teve pouco espaço no Atlético em 2023. Foram três gols e uma assistência em 31 jogos, sendo apenas 13 como titular. Desde que chegou ao Galo, em 2020, o chileno tem 131 partidas pelo clube, com 24 gols.
Com o aval de Felipão para entrar em campo cada vez mais, o chileno pode ser opção no próximo sábado (2), diante do Ipatinga, na Arena MRV, na última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.