O Atletico já conversa com o staff do técnico argentino Gabriel Milito, de 43 anos, atualmente sem clube. De acordo com a imprensa argentina, o Galo abriu as negociações com o treinador para substituir Felipão, demitido na última quarta-feira (20).
Segundo o jornalista argentino César Luis Merlo, o clube brasileiro o procurou e o técnico argentino se mostrou aberto a uma negociação que está apenas na fase inicial.
Gabriel Milito é o plano A da diretoria do Atlético, que também tem nomes como os dos portugueses Pedro Caixinha, do Red Bull Bragantino, Carlos Carvalhal e Artur Jorge.
O estilo de jogo ofensivo, que privilegia a posse de bola é um dos motivos que agradam à cúpula alvinegra, que pretende romper com a filosofia de jogo que havia sido implementada por Felipão e que não agradou à torcida e nem aos jogadores.
Gabriel Milito iniciou a carreira como treinador em 2015, quando assumiu o comando do Estudiantes, em passagem de apenas 29 jogos. Depois, comandou o Independiente em 19 partidas.
Entre agosto de 2017 e junho de 2018, comandou o O’Higgins, do Chile, antes de retornar ao Estudiantes em março de 2019. Em janeiro de 2021, iniciou seu trabalho de maior destaque no Argentinos Juniors. Foram dois anos e meio e 135 jogos, conseguindo deixar a equipe depois de campanha que se encerrou com a queda nas oitavas de final da Libertadores de 2023 para o Fluminense.
Gabriel Milito deixou o Argentinos Jrs. em agosto ao alegar stress emocional. Desde então, ele está sem clube e já chegou a ser sondado pelo Cruzeiro ao final do ano passado.