O Atlético estreia na Copa Libertadores no início de abril. O sorteio para definir os grupos será na segunda-feira (18/3). O Galo está no pote 2 e enfrentará um time do pote 4. Por isso, pode esbarrar em um desafio.
É que o Cobresal, do Chile, é um dos clubes do pote 4 e, portanto, possível adversário do Galo. O problema? Logística. O estádio do time chileno é o mais “isolado” da competição.
Localizado em El Salvador, no deserto do Atacama, o Estádio El Cobre está a 2.600m de altitude. Além disso, fica bem afastado da capital: aproximadamente mil quilômetros de distância de Santiago. Para se ter ideia, um dos hotéis mais próximos fica a 100 quilômetros de distância do local de jogo.
Conheça o Estádio El Cobre
O afastamento do Estádio El Cobre tem justificativa. O local foi construído em meio a um acampamento de mineradores de cobre, em El Salvador. Em bons tempos, 25 mil habitantes moravam por lá. A força de exploração do cobre motivou a criação do Cobresal, em 1979, e do estádio, em 1980.
Isso porque, para seguir as exigências da federação chilena, o clube precisava de um estádio para mandar suas partidas como time profissional. Atualmente, a cidade tem apenas 7 mil habitantes. A capacidade do estádio, no entanto, é de 20 mil pessoas.
Cobresal
O Club de Deportes Cobresal já conquistou o Campeonato Chileno Clausura de 2015, além de duas edições da Segunda Divisão (1983 e 1998) e uma da Copa Chile (1987).
No cenário internacional, o Cobresal jogará a Copa Libertadores pela terceira vez. Nas duas participações anteriores, caiu na fase de grupos em 1986 e 2016. A equipe ainda disputou a Copa Sul-Americana em 2014, 2021 e 2023.
Em 2023, o Cobresal terminou o Campeonato Chileno em segundo lugar, com 56 pontos em 30 rodadas. O Huachipato foi o campeão ao contabilizar 57 pontos.