(Foto: Instagram/@guisantos_4)
O brasileiro Gui Santos bateu mais um recorde pessoal na NBA na noite deste domingo (04). O ala de 21 anos pegou nove rebotes na derrota avassaladora do Golden State Warriors diante do Boston Celtics, por 140 a 88, no TD Garden, e estabeleceu sua melhor marca neste fundamento em um único jogo. Gui ficou em quadra por 19 minutos e ainda anotou cinco pontos e deu três assistências.
Gui estava há mais de uma semana sem entrar em quadra pela NBA. Neste tempo, ficou ausente de quatro partidas do Warriors. Diante do Boston Celtics, o brasileiro começou a partida no banco de reservas, mas jogou praticamente todo o segundo tempo. Ele entrou em quadra no terceiro período, depois que o Warriors foi para os vestiários perdendo por 82 a 38.
Com o placar elástico, o treinador Steve Kerr optou por poupar seus principais jogadores, como Stephen Curry e Klay Thompson, e colocou garotos em quadra, dando-lhes mais minutagem. Gui Santos atuou por 19min16s, sendo a segunda vez que ficou mais tempo em quadra na NBA – atrás apenas do duelo contra o Indiana Pacers, quando jogou 21 minutos.
Recorde de rebotes
Gui pegou nove rebotes contra o Celtics, sendo três ofensivos e seis defensivos, estabelecendo sua melhor marca nesta estatística na liga norte-americana. Antes, seu jogo com maior número de rebotes havia sido diante do próprio Pacers, no início de fevereiro, quando pegou oito na ocasião. Naquele jogo, o brasileiro marcou 13 pontos.
Em Boston, Gui marcou cinco pontos, sendo uma cesta de três e outra de dois. Ele tentou quatro arremessos e converteu dois, tendo assim um aproveitamento de 50%. O brasileiro ainda deu três assistências e cometeu três turnovers, tendo -1 de eficiência. Foi sua 15ª partida com a camisa do Golden State Warriors na NBA.
Situação na liga
Com a derrota, o Golden State Warriors quebrou uma sequência de três vitórias seguidas. Enquanto isso, o Boston Celtics chegou ao 11º triunfo consecutivo na liga. Agora, o Warriors tem 32 vitórias e 28 derrotas, aparecendo em nono lugar na Conferência Oeste, em posição de play-in. Por outro lado, o Boston lidera a Conferência Leste, com 48 triunfos e somente 12 tropeços.