O técnico Helinho Garcia comemorou sua estreia como treinador principal da seleção brasileira de basquete masculino. Filho de Hélio Rubens, um dos ícones da modalidade e que também já comandou o Brasil, ele fez duas partidas contra o Paraguai nas Eliminatórias da AmeriCup 2025 e venceu os jogos com folga: 108 a 43 em São Paulo e 108 a 53 em Assunção.
Helinho e jogadores retornam ao Franca após compromissos com a seleção
Helinho é auxiliar de Gustavo de Conti, mas o treinador principal da seleção está concentrado, neste momento, no planejamento para o Pré-Olímpico, em julho. Por isso, o técnico do Sesi Franca ganhou a oportunidade.
-Foram 10 dias muito intensos. Foi muito prazeroso. Sempre um orgulho defender o Brasil. Acredito que as vitórias foram importantes, mas mais do que isso, é aquilo que a gente vem prezando desde o início desse ciclo, há quatro anos, de deixar uma mensagem. Acabou o jogo lá no Corinthians [onde o Brasil pegou o Paraguai], todo mundo feliz, a torcida entrando, pedindo autógrafo, tirando foto com os jogadores. É fruto desse trabalho que os jogadores vêm colocando ao longo desses anos, e mostrando a cara do basquete, que é muito importante – analisou.
Helinho Garcia como técnico da seleção brasileira de basquete — Foto: Marcos Limonti/CBB
As duas vitórias colocaram o Brasil na liderança do grupo B, que ainda tem Uruguai e Panamá. A próxima janela das eliminatórias é em novembro, quatro meses após o Pré-Olímpico. Serão dois jogos em terras brasileiras, mas com locais indefinidos. Depois, as partidas acontecem em fevereiro de 2025. Os três primeiros da chave vão para AmeriCup em setembro do ano que vem, na Nicarágua.
Após a experiência na seleção, Helinho já voltou aos treinos com o Franca Basquete nesta quarta-feira. Além do treinador, o atual bicampeão do NBB também teve os retornos de Lucas Dias, Márcio e Zú Júnior, que estavam com o Brasil nos jogos contra o Paraguai. Nesta quinta-feira, eles enfrentam o Minas, em casa, às 20h.