SÃO PAULO – O técnico Caio Júnior acredita ter a solução para os problemas financeiros do Palmeiras. Vendo a dificuldade do clube em contratar e manter os salários em dia, o treinador aposta em uma reformulação total das categorias de base e se apega ao exemplo do atual campeão mundial.
– O Palmeiras precisa revelar. Não adianta todo ano contratar um monte de jogadores. Acredito muito no planejamento que está sendo feito. Claro que esse trabalho precisa de tempo, mas o time B já está mais regular. O Inter está fazendo isso muito bem e todo ano revela grandes jogadores – afirma.
LEIA MAIS: Possível negociação irrita Marcos
Desde que chegou ao Palestra Itália, o comandante vem apostando em atletas oriundos da base. Do time que enfrentará o Juventus, domingo, pelo Campeonato Paulista, quatro jogadores foram formados no próprio clube – Marcos, Wendel, David e Francis. William, que chegou a ser titular, está machucado.
Apesar do aproveitamento, Caio Júnior vê falhas na condução da careira de alguns jogadores. O maior exemplo, segundo ele, é o atacante Cláudio, promovido ao time de cima por Emerson Leão, em 2005, com apenas 16 anos.
– O Cláudio precisa melhorar muito em fundamentos. Talvez, ele tenha subido prematuramente, assim como o William. O problema no Brasil é que o treinador da base é cobrado como o do profissional. E não deveria ser assim. O jogador só pode subir depois que souber fundamentos e saber fazer uma leitura tática da partida – completa.
LEIA MAIS: Falhas não tiram crédito de David