O Palmeiras pode se tornar tricampeão Paulista e ainda invicto; venha relembrar a campanha do Verdão
Na tarde deste domingo (31), às 18h (de Brasília), o Santos recebe o Palmeiras, na Vila Belmiro, para o primeiro jogo da final do Campeonato Paulista. A grande decisão está marcada para o dia 7 de abril, às 18h, no Allianz Parque.
O Verdão busca o tricampeonato consecutivo, feito que, até hoje, só o Corinthians conseguiu sob comando de Fábio Carille, hoje treinador do Santos. Vamos relembrar o percurso do Alviverde até a final?
-
Fase de grupos
Na fase de grupos, o Verdão obteve a melhor campanha do campeonato, com oito vitórias e quatro empates. O time comandado por Abel Ferreira está invicto até aqui, podendo ser campeão sem perder nenhuma vez. Última vez que a equipe conseguiu esse feito, foi ainda em 1972, mais de 50 anos atrás.
-
Clássicos
Ainda na fase de grupos, o Palmeiras enfrentou seus rivais uma vez cada e saiu vitorioso em apenas uma das três ocasiões. Contra o Santos, na terceira rodada do campeonato, o Verdão venceu por 2 a 1, no Allianz Parque.
No derby, principal clássico da cidade de São Paulo, o time de Abel ficou com o empate, em um jogo amargo contra o Alvinegro. O Palmeiras vinha vencendo por 2 a 0, mas deixou escapar a vitória já nos acréscimos e com um jogador a mais em campo.
Contra o Tricolor Paulista o cenário foi diferente, já que o Verdão saiu perdendo o jogo e teve que buscar o empate na segunda etapa. O Choque-Rei sempre proporciona jogos emocionantes e equilibrados como esse, que aconteceu na 11a rodada.
-
Quartas de final
O Palmeiras enfrentou a Ponte Preta nas quartas de final do Paulistão, em um jogo totalmente dominante da equipe verde. Com direito a hat-trick de Flaco Lopez, o Verdão fez sua melhor apresentação em 2024, atropelou, goleou a Macaca por 5 a 1 na Arena Barueri.
-
Semifinal
Diferente das quartas de final, o Palmeiras teve trabalho duro para bater a equipe do Novorizontino na semi. Apesar do jogo complicado, a equipe de Abel Ferreira confirmou o favoritismo e venceu por 1 a 0, com gol de Endrick e se classificou para a decisão. O jogo ficou marcado pela estrela de seu camisa nove, que após voltar dos amistosos da seleção fazendo dois gols, decidiu e deixou sua marca na partida.
-
Decisões e retrospecto
Palmeiras e Santos já protagonizaram jogos muito importantes e emblemáticos. As equipes já se enfrentaram em quatro finais. O retrospecto é melhor para o Verdão, que venceu três das quatro decisões. Foram elas: Paulistão de 1959, Copa do Brasil 2015 e Libertadores 2021. Enquanto o Peixão venceu o rival na final do Paulistão 2015.
Em toda história, as equipes se enfrentaram 310 vezes, e até aqui o Palmeiras leva ampla vantagem no confronto, com 135 vitórias, 79 empates e 96 triunfos do Santos. E aí, quem será que vai levar o caneco da 135a edição do Paulistão para casa?
TEREMOS CLÁSSICO DA SAUDADE NA FINAL DO PAULISTÃO SICREDI 2024!#PaulistãoSicredi pic.twitter.com/b0fs0he9JX
— Paulistão (@Paulistao) March 29, 2024