A primeira janela brasileira de transferências de 2024 fecha na próxima quinta-feira (7/3), mas os clubes das Séries A e B terão uma nova oportunidade de contratar jogadores – desde que tenham disputado o Estadual por outro clube – em abril.
É o que prevê o Art. 33 §3º alínea “c” do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol. Os clubes das duas principais divisões do país poderão inscrever novos jogadores que tenham disputado o Estadual entre o dia 1º e 19 de abril.
Isso foi feito para que atletas de times de menor investimento que se destaquem nos Estaduais possam se transferir para outros clubes sem precisar desfalcar suas equipes nas fases decisivas das competições.
Veja o que diz o RNRTAF:
§ 3º – Só é admitida a solicitação de transferência em exceção ao disposto no caput caso seja comprovada(o):
c) A rescisão por mútuo acordo ou o encerramento do contrato especial de trabalho desportivo (inclusive de empréstimo) com o clube anterior, ou a cessão temporária, ocorrida(o) entre os dias 01/04 a 19/04/2024, sendo que, nesses casos, a solicitação de transferência deve ser concluída no SNR até o dia 19/04/2024. O atleta em questão necessariamente deve ter participado do Campeonato Estadual de 2024
Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil
No caso do Botafogo, essa “brecha” não ajudaria muito na Libertadores, já que a inscrição de até cinco novos jogadores para a fase de grupos (caso o clube se classifique) será permitida até o dia 29 de março – portanto, antes dessa pequena “janela doméstica”.
Porém, o Botafogo pode usar esse período para contratar novos jogadores visando o Campeonato Brasileiro (cujo prazo de inscrição vai até 20/9) e Copa do Brasil (até 9/9). Lembrando que a segunda janela de transferência estará aberta de 10 de julho a 2 de setembro).