O primeiro finalista do Challenger de Assunção, no Paraguai, está definido e é brasileiro. João Fonseca derrotou o argentino Román Andrés Burruchaga (161º da ATP) por 2 a 1, com parciais de 7-6, 1-6 e 6-3, em 2h28 de partida.
Vale destacar que João Fonseca segue subindo no ranking da ATP. Com a campanha, o prodígio brasileiro garante entrada inédita no top 300 – ele está no 286º lugar no live ranking. Porém, caso conquiste o título do Challenger de Assunção, o jovem se aproximará da 255ª colocação na atualização do ranking que acontece no próximo dia 1º.
O primeiro set foi repleto de emoção. João Fonseca largou na frente e, com quebra de serviço, abriu 2-0. O brasileiro sustentou a liderança até o 5-4. Román Andrés Burruchaga emendou dois games para virar o placar para 6-5. João empatou, levando a decisão para o tie-break, e com mais drama, fechou com 7-5, após 1h04 de parcial.
Leia também:
– Gustavo Heide vence mais uma e vai às semis em Assunção
– João Fonseca salva dois match points e sobrevive a duelo brasileiro em Assunção
– João Fonseca sobre os match points salvos contra Orlando Luz: “Ele se afobou nos dois, e eu aproveitei”
Contudo, apesar do primeiro set emocionante, o segundo não foi trabalhoso para o argentino. Isso porque, Román Andrés Burruchaga saiu na frente, mas perdeu o único game na sequência. Logo depois, o atleta emendou cinco, com duas quebras de serviço para fechar com autoridade por 6-1, em 39 minutos.
Román Andrés Burruchaga encerrou o segundo set com vitória e começou o terceiro com autoridade, no qual abriu 2-0 rapidamente e seguiu na frente com 3-1. Por outro lado, João Fonseca cresceu na partida e, com cinco games seguidos, tendo duas quebras de serviço, fechou a parcial com autoridade em 6-3, em 45 minutos.
Na decisão do Challenger de Assunção, no Paraguai, João Fonseca aguarda pelo adversário. Isso porque, o brasileiro Gustavo Heide entra em quadra também neste sábado (23) para enfrentar o peruano Juan Pablo Varillas, às 20h20 (de Brasília).