Nos últimos anos, vários “crias” do América foram vendidos para clubes da Europa e convocados para a Seleção Brasileira. Os atacantes Richarlison, do Tottenham, e Vitor Roque, do Barcelona, e o laterais-direito Arthur, do Bayer Leverkusen, são alguns exemplos. Jovem promessa do alviverde, o zagueiro Júlio Cesar garantiu que está focado no Coelho, mas deixou claro que pensa em seguir o caminho dos jogadores que o antecederam.
Formado nas categorias de base do time, o defensor de 20 anos teve começo de temporada animador. Principal reserva da dupla de zaga principal da equipe (Éder e Ricardo Silva), João foi titular nos três clássicos contra o Atlético pelo Campeonato Mineiro, e aproveitou as oportunidades com atuações sólidas e seguras.
Neste ano, Júlio já entrou em campo seis vezes – em quatro delas, esteve na escalação inicial. No total, já são 23 partidas pelo time principal alviverde, desde a estreia pela equipe profissional em março de 2022. No ano passado, o defensor já havia mostrado potencial: foi titular em quase todos os jogos do América na surpreendente campanha do time na Sul-Americana. O Coelho foi eliminado pelo Fortaleza nas quartas de final da competição.
Perguntado sobre o sonho de ir para a Europa e jogar na Seleção Brasileira, realizado por outros crias do América recentemente, o zagueiro respondeu:
“Tento manter a cabeça boa, é claro que todo atleta da minha idade pensa em coisas grandes, Seleção, clubes europeus, mas tento manter o foco no clube em que estou. Não quero perder o foco em nenhum momento”
Júlio, zagueiro do América
- Vitor Roque: o atacante de 19 anos fez parte das categorias de base no América. Aos 14 anos, contudo, ele foi para o Cruzeiro, onde estreou como jogador profissional. Em março de 2023, com apenas 18 anos, Vitor se tornou o jogador mais jovem a atuar pela Seleção Brasileira. Em janeiro de 2024, ele se transferiu para o Barcelona, que o comprou do Athletico-PR por 35 milhões de euros, mais 10 milhões em bônus (R$ 236 milhões no total, na cotação atual). O Coelho recebeu parcela milionária do valor da venda
- Richarlison: revelado pelo América, Richarlison já atua na Premier League há quase sete anos. Hoje, é titular do Tottenham, um dos maiores times da Inglaterra. O atacante foi titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2022, e já conquistou dois títulos com a amarelinha: a Copa América de 2019 e a Olimpíada de Tóquio 2020′ (disputada em 2021)
- Arthur: o lateral-direito é a última grande revelação do América. Após grande início no profissional, em 2023, o defensor foi vendido em abril para o Bayer Leverkusen, atual líder do Campeonato Alemão, por 7 milhões de euros (R$ 38 milhões, na cotação da época). Em março do ano passado, pouco antes da venda, Arthur se tornou o primeiro jogador da história a jogar pela Seleção Brasileira enquanto atuava pelo Coelho, ao entrar em campo no fim do amistoso contra o Marrocos
- Danilo: o lateral-direito/zagueiro foi revelado pelo América em 2009. No ano seguinte, foi vendido ao Santos, onde venceu a Copa do Brasil e a Libertadores. Depois, construiu carreira longeva e sólida na Europa, onde atuou por gigantes de vários países: Porto, de Portugal, Real Madrid, da Espanha, Manchester City, da Inglaterra, e Juventus, da Itália, time em que atua e é capitão. Danilo acumula mais de 50 jogos pela Seleção Brasileira – disputou as Copas de 2018 e 2022 e venceu o título da Copa América de 2019
Júlio teve o contrato renovado
O bom desempenho do zagueiro no início da atual temporada rendeu a ele renovação de contrato, anunciada no início do mês.
O antigo vínculo ia até o fim de 2025, e o atual vai até o final de 2027.