Mateus Felipe 22.2.24
Créditos: Divulgação |
A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) anunciou, na última quarta-feira (14), os jogadores que representarão o Brasil nas primeiras partidas das eliminatórias para a AmeriCup 2025. O elenco terá, no comando técnico, o auxiliar Helinho Garcia assumindo temporariamente o papel de treinador, enquanto Gustavo de Conti foca no planejamento para a participação do Pré-Olímpico. Entre os 14 convocados, mais da metade atuam em clubes brasileiros.
O elenco conta com oito jogadores em solo nacional, sendo três do SESI de Franca, dois do Flamengo e Corinthians, e um do Minas Tênis Clube. Essas agremiações, além de elevar o nível de competição no país, participam do Programa de Formação de Atletas do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de talentos olímpicos. O projeto oferece suporte na formação de atletas, aquisição de materiais, contratação de equipes técnicas e auxílio financeiro para competições destacadas.
“A parceria entre o Comitê Brasileiro de Clubes e as agremiações envolvidas no Programa de Formação de Atletas é fundamental para o avanço do esporte em nosso país. Essa união não apenas fortalece as instituições, como também oferece o apoio para manter nossos atletas em alto desempenho, preparando-os para grandes competições. Estamos comprometidos em aprimorar as diversas modalidades presentes nos Jogos Olímpicos, e esperamos continuar contribuindo para o fortalecimento do cenário esportivo nacional”, destaca Paulo Maciel, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes.
Além dos atletas que atuam no Brasil, seis jogam no exterior. Entre eles, o ala-pivô Mãozinha, de 1,98m, que é um dos destaques do time. Como titular do Mexico City Capitanes, foi selecionado para o torneio de enterradas do All-Star Weekend da G-League, a liga de desenvolvimento da NBA. Antes de ir para a América do Norte, o jogador defendeu os clubes Pinheiros, Fortaleza e Corinthians no NBB, associações que também usufruem dos benefícios do Programa do CBC, e foi considerado o melhor jovem da competição em 2021/2022.
Os jogos estão marcados para os dias 23 e 26 de fevereiro, contra o Paraguai. A primeira partida será realizada em São Paulo, no ginásio Wlamir Marques, às 19h. Já o segundo confronto com os paraguaios ocorrerá em Assunção. A seleção integra o Grupo B, que também conta com Uruguai e Panamá. Os três melhores times avançam para a próxima fase. A lista de convocados inclui Bruno Caboclo, Yago, Georginho, Didi, Lucas Dias, Elinho, Jaú, Alexey, Márcio, Fuzaro, Zu Júnior, Daniel Onwenu, Mãozinha e Ruan.