Bicampeão olímpico com a Argentina (Atenas-2004 e Pequim-2008), o ex-volante Javier Mascherano tem agora a missão de, como treinador da seleção sub-23, tentar nos Jogos de Paris-2024 o tricampeonato para o futebol masculino do país. E para alcançar o feito, Mascherano quer levar a melhor equipe possível. Nesse caso, por que não contar com Lionel Messi?
Mascherano e Messi quando atuavam juntos pela seleção da Argentina — Foto: Reuters
Em entrevista ao programa Libero, do canal argentino TyC Sports, Mascherano revelou que já convidou o camisa 10 do Inter Miami para se juntar à seleção pré-olímpica em Paris. O treinador, no entanto, sabe que convencer o melhor jogador do mundo a topar o desafio não será fácil, especialmente por causa do calendário: Messi, que fará 37 anos em junho, deverá disputar a Copa América no meio do ano, apenas um mês antes das Olimpíadas.
– Falei com o Leo e fiz o convite para nos acompanhar nos Jogos. Ficamos de nos falar novamente, a temporada (dos EUA) mal começou. Ainda falta tempo para os Jogos, e sabemos que ele também tem a Copa América. Não é uma situação fácil. Vamos voltar a falar depois, para que ele também possa ir pensando, se terá a oportunidade e a energia para estar lá, sabemos que não é fácil, mas obviamente o convite foi feito.
Messi jogou com Mascherano no Barcelona entre 2010 e 2018 e também foi seu companheiro na seleção argentina por mais de uma década (2005 a 2018). Com Mascherano, Messi também conquistou o ouro olímpico em Pequim-2008.
Se a presença de Messi ainda é uma esperança, Mascherano confirmou que outro veterano campeão olímpico em 2008, Ángel Di María, de 36 anos, não estará entre os três jogadores acima dos 23 anos permitidos para integrar o elenco nos Jogos Olímpicos.
– Ele me disse que não tem intenção de aos Jogos e que prefere que outro garoto tenha a oportunidade de viver a experiência – comentou o treinador de 39 anos.
Messi comemora 500 milhões de seguidores em rede social; veja vídeo
Segundo Mascherano, o goleiro Emiliano Martínez, titular da seleção argentina campeã mundial na Copa de 2022, pediu para estar entre os três veteranos da equipe olímpica. O treinador aprovou a ideia, mas está reticente em relação à possibilidade do Aston Villa, da Inglaterra, liberar o goleiro, já que o torneio olímpico não conta como Data Fifa oficial.
– Dibu (Martínez) está entre os três melhores goleiros do mundo. Como não vamos ter em conta esse desejo que ele tem de estar nos Jogos? Mas esse desejo tem que ser levado para a realidade, e sabemos que não será fácil, porque os clubes têm o poder de inclinar a balança para o sim ou para o não.