-
João Felippe França, Lilly Nascimento e Raul Moura
5 de mar, 2024, 10:49
A chance de perder o volante Maycon caiu como uma “bomba” nos bastidores do Corinthians.
Segundo apurou a ESPN, o clube foi pego de surpresa pela notícia sobre a oferta do Flamengo ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, para a compra dos direitos econômicos do meio-campista, que está emprestado até dezembro de 2024 à equipe do Parque São Jorge.
A tendência é de que os representantes do atleta e do Corinthians se reúnam em breve.
Pelo contrato atual com os europeus, o clube paulista é obrigado a ser comunicado caso qualquer proposta por Maycon seja aceita, dando ao Timão um prazo de 48 horas para que a oferta para a venda definitiva dos direitos econômicos do volante seja igualada – ou não.
Também segundo soube a reportagem, o Corinthians está disposto a se esforçar para manter seu camisa 7 no elenco.
E a prioridade de Maycon é permanecer no clube. Para isso, porém, antes seu estafe ouvirá o Corinthians a respeito do caso. É que o meio-campista não quer retornar à Ucrânia, principalmente após o drama vivido em meio ao conflito com a Rússia.
Diante disso, caso o clube paulista não se mostre disposto a chegar aos valores oferecidos ao Shakhtar Donetsk pelo Flamengo, a tendência é de que o jogador diga “sim” ao Rubro-Negro.
A oferta da equipe comandada pelo técnico Tite acontece em um momento de “renascimento” do volante no Corinthians.
Remanescente no elenco após a reformulação profunda no grupo alvinegro promovida desde a chegada do presidente Augusto Melo, Maycon assumiu uma posição de liderança no vestiário nesta temporada. Isso passa, segundo apurou a ESPN, pela confiança com a qual o volante conta desde que retornou ao clube emprestado pelo Shakhtar Donetsk, em 2022.
Ainda que sofrendo com lesões no período, o meio-campista se manteve como pilar na equipe com todos os treinadores que passaram pelo Corinthians desde então, mesmo nos momentos em que oscilou em campo.
A permanência do camisa 7 para 2024, de acordo com apuração da ESPN, foi um pedido de Mano Menezes, técnico que iniciou a temporada à frente da equipe, justamente pela confiança em relação à liderança no vestiário e experiência em campo para o momento de reformulação.
O clube do Parque São Jorge, segundo soube a reportagem, chegou a enfrentar concorrência no mercado nacional de uma equipe classificada para a CONMEBOL Libertadores para fechar com o meio-campista enquanto negociava um novo empréstimo de Maycon junto ao Shakhtar Donetsk, onde o volante tem contrato até dezembro de 2026.
A confiança interna em Maycon neste período ficou exemplificada publicamente pela escolha do camisa 7 como cobrador de pênaltis da equipe após a saída de Fábio Santos, posição que também contou com outra referência técnica do Corinthians nos últimos anos: Róger Guedes.
Maycon conquistou três títulos pelo clube: um Campeonato Brasileiro (2017) e dois do Campeonato Paulista (2017 e 2018). Na atual temporada o volante soma dois gols e duas assistências em 11 jogos.
Próximos jogos do Corinthians:
-
Água Santa (F) – 10/03, 16h (de Brasília) – Campeonato Paulista
-
São Bernardo (F) – 14/03, 20h (de Brasília) – Copa do Brasil