Nesta segunda-feira (11), a Lazio perdeu para a Udinese por 2 a 1, no Estádio Olímpico, pela 28ª rodada da Serie A. Com o resultado, os Biancocelesti ficaram apenas na 9ª colocação do campeonato com 40 pontos, se distanciando da zona de classificação a competições europeias. Por outro lado, as Zebrette escaparam da zona de rebaixamento e ficaram na 13ª posição com 27 pontos.
Mesmo com mais posse de bola e finalizações do que a Udinese na partida, a Lazio conseguiu sua terceira derrota consecutiva em casa na Serie A, algo que não acontecia desde 2020. E o motivo disso é bem simples: os Biancocelesti erraram o básico, chutando sem muito perigo a gol e dando bobeira na defesa. As Zebrette, que nada têm a ver com isso, foram mais eficientes e somaram três pontos.
Crise aberta na Lazio: com a eliminação na Champions League e três derrotas seguidas na Serie A, o que não ocorria desde 2020, o trabalho de Sarri parece muito perto do fim.
Para a Udinese, vitória fulcral. A equipe se afasta da zona de rebaixamento e assume a 13ª posição. pic.twitter.com/LvakE3gXGV
— Calciopédia (@calciopedia) March 11, 2024
Como foi Lazio x Udinese pela Serie A
Após a Udinese tentar fazer uma graça nos primeiros minutos de jogo, a Lazio dominou as ações do 1º tempo. Além de reter quase toda posse de bola, os Biancocelesti fizeram uma partida quase impecável: buscando o ataque sempre que possível e pressionando a defesa das Zebrette. O único problema dos donos da casa foi a falta de pontaria, o que ajuda a explicar o alto número de finalizações, mas nenhuma no gol.
Justiça seja feita, a Lazio chegou a meter até mesmo uma bola na trave, mas, tirando esse lance, só ficou no quase. Os pontas fizeram um bom trabalho para abrir a linha de cinco marcadores da Udinese, principalmente com Felipe Anderson dando um “calor” na direita. Só que os Biancocelesti não souberam aproveitar a pressão sobre as Zebrette, que também fizeram sua parte lá atrás.
Após abdicar da posse, a Udinese começou a gostar mais da partida na reta final da etapa inicial, chegando (com perigo) no gol da Lazio. Contudo, o placar não foi aberto graças a Provedel, que fechou a casinha dos Biancolesti. E isso foi tudo até o intervalo. Só que o crescimento das Zebrette foi um indício de como seria o roteiro para o 2º tempo.
🍿 #LazioUdinese 🍿 pic.twitter.com/cyNtalaBXW
— Lega Serie A (@SerieA) March 11, 2024
Tudo ficou ainda melhor
A etapa final não faltou emoção. Logo no começo, a Udinese encontrou o caminho do gol em jogada construída na direita, cujo cruzamento chegou do outro lado para Kamara. Ele então chutou/passou para o meio da área, encontrando o pé do grandalhão Lucca. A resposta da Lazio foi logo no lance seguinte, com Zaccagni escapando pelo lado esquerdo até entrar na área. Ele tentou rolar para trás, porém, Gianetti jogou contra a própria meta.
Você pensa que acabou? Literalmente no ataque seguinte, as Zebrette recuperaram a vantagem em nova construção pela direita. A bola foi rolada para Zarraga, que acertou um lindo arremate de primeira na meia-lua. Dali para frente, os Biancocelesti foram para o tudo ou nada, voltando a fuzilar o gol adversário. Okoye apareceu em momentos importantes para evitar o empate.
Entretanto, a eficiência nos chutes voltou a ser uma barreira para a Lazio balançar as redes. Na base do abafa, os donos da casa encurralaram a Udinese em seu próprio campo, com os rivais no máximo descolando um contra-ataque (tímido). Sem acertar o alvo não dá para fazer gol, então os Biancocelesti tropeçaram diante das Zebrette, que merecem a vitória por saber o que fazer com qualidade.
A defesa da Lazio é um troço constrangedor. Como involuiu a equipe de Maurizio Sarri.
— Calciopédia (@calciopedia) March 11, 2024
Matheus Cristianini
Formado em Jornalismo pela Unesp, é apaixonado por esportes, acima de tudo futebol. Ama escrever sobre o que acontece dentro e fora de campo. Após passar por Antenados no Futebol, Bolavip Brasil, Minha Torcida e Esportelândia, se juntou à equipe da Trivela com muita vontade de continuar crescendo.