Marcelo Moreno voltou ao Cruzeiro para o ato final de sua longa carreira como atacante. A expectativa é que o clube organize, em algum momento de 2024, um jogo de despedida para o ídolo celeste. Ao longo da história, atletas da Raposa foram homenageados dessa forma.
O Mineirão foi palco de festas para quatro ex-jogadores do Cruzeiro: o ex-lateral-direito Nelinho, em 1988; o ex-lateral-esquerdo Sorín, em 2009; o ex-meia Alex, em 2015; e o ex-atacante Rafael Sobis, em 2021. Veja abaixo como foi cada uma delas.
Despedida de Nelinho uniu Atlético e Cruzeiro
Nelinho ficou conhecido como o dono do chute mais potente do futebol brasileiro nas décadas de 1970 e 80. Referência na defesa e no ataque, o ala-direita marcou mais de 160 gols na carreira e ganhou a idolatria de torcedores de Atlético e Cruzeiro.
No último jogo como atleta profissional, Nelinho uniu ‘gregos e troianos’ e atuou por um combinado de jogadores da Raposa e do Galo. A camisa da equipe era branca com listras pretas e azuis. O rival da despedida foi a chamada ‘Seleção Mineira’ da época, e o palco foi o Mineirão.
Maior ídolo estrangeiro da história do Cruzeiro, Juan Pablo Sorín ‘pendurou as chuteiras’ em 4 de novembro 2009, no Gigante da Pampulha. A despedida ocorreu em amistoso da Raposa contra o Argentinos Juniors, clube que revelou o lateral-esquerdo.
O resultado foi positivo para os donos da casa, que venceram por 2 a 1. Nesse dia, Sorín colocou os pés na calçada da fama do Mineirão. E a trilha sonora do jogo foi um show da banda Skank, liderada pelo cantor cruzeirense Samuel Rosa.
Depois de encerrar a carreira pelo Coritiba, em 2014, Alex voltou a outros clubes em que atuou para fazer jogos festivos. Ídolo de Palmeiras e Cruzeiro, o ex-meia teve a oportunidade de se despedir das duas torcidas ao lado de vários ex-companheiros.
A partida final do ‘Talento Azul’ pelo time estrelado foi um amistoso entre os campeões da Tríplice Coroa, em 2003, e um combinado chamado ‘Ídolos Eternos’. Ao todo, 82 ex-jogadores participaram da confraternização, realizada em 29 de junho de 2015, no Mineirão.
Leia: Filha de Alex, ídolo do Cruzeiro, joga vôlei e integrará base de time da Superliga Feminina
Aposentadoria de Sobis lotou Mineirão mesmo em meio à pandemia
Rafael Sobis ganhou o carinho da torcida do Cruzeiro em duas passagens pelo clube: de 2016 a 2018 e de 2020 a 2021. A segunda terminou com a aposentadoria do ex-atacante, em um dos primeiros jogos com torcida no Mineirão após o início da pandemia de COVID-19.
O empate por 0 a 0 entre Cruzeiro e Náutico, pela 38ª rodada da Série B de 2021, foi assistido in loco por 60.700 torcedores. Além da ‘última dança’ de Sobis, celebrada com muita festa e homagens, a partida disputada em 25 de novembro daquele ano marcou a despedida do volante Ariel Cabral, o estrangeiro com mais jogos com a camisa celeste.