José Carlos de Oliveira, ex-atleta da Seleção Brasileira de atletismo e líder comunitário, morreu neste domingo (17/3), vítima de pancreatite. Ele comandava projetos sociais de atletismo em Planaltina, no DF. Pelas redes sociais, a Academia Comunitária de Planaltina destacou o legado para o esporte que José Carlos deixa. “Legado não é o que você deixa pras pessoas, legado é o que você deixou nas pessoas”, diz o post.
O ex-atleta nasceu no Piauí e se mudou para a capital do país aos cinco anos de idade. Aos 22, José Carlos começou a ter contato com a corrida, ganhando destaque em pouco tempo de atuação.
- Lockdown: o dia em que Brasília parou devido à pandemia de covid-19
Depois de uma longa carreira de destaque, José decidiu parar de correr profissionalmente e começou a se dedicar ao projeto “Correndo para um futuro melhor”. Por meio do trabalho voluntário, ele organizou, por anos, as corridas em Planaltina.
A iniciativa acabou chamando a atenção de uma professora de uma escola do local, que o convidou para realizar o projeto dentro da instituição. Além do atletismo, o projeto contava com aulas de natação, capoeira e lazer.
Carreira no atletismo
Ao praticar as corridas de 800 e 1.500 metros, José chamou atenção de Leomar Vieira, à época técnico da maior fundista brasileira, Carmem de Oliveira, em 1992. Na época, ele foi chamado para treinar na equipe da cidade, segundo informações da Agência Ceub.
- Casos de dengue vão continuar subindo até meados de maio
- Covid-19: Luta heroica de profissionais de saúde para salvar vidas
Após conquistar competições locais e nacionais, ele foi chamado para treinar em São Caetano do Sul, em São Paulo. José teve grande destaque na carreira, chegando a ganhar medalha de ouro no campeonato Ibero-americano de 1994, na Argentina.
O ex-atleta também foi campeão do Meeting Internacional de Atletismo, em Genebra, na Suíça; vice-campeão do Torneio de Atletismo Internacional Orlando Guaita, em Santiago, no Chile; vice-campeão Sul-americano dos 1.500 metros em 1994. No ano seguinte, foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro nos 800 metros rasos e medalha de bronze no Torneio Mobil de Atletismo.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br