Lutando por uma vaga olímpica, em Belém, na Arena Guilherme Paraense, o Brasil estreou com derrota para a Austrália no Pré-Olímpico de Basquete feminino. Apesar de muita entrega durante a partida e de chegar a liderar o marcador no início do último quarto, a seleção caiu pelo placar de 60×55.
Agora o time comandado por José Neto precisa se recuperar rapidamente e já pensar no confronto diante da Sérvia, no mesmo ginásio, às 20h, no próximo sábado (10). Uma nova derrota encerra o sonho brasileiro e ainda colocaria uma marca negativa para a seleção feminina de basquete, que nunca ficou dois Jogos Olímpicos – consecutivos – sem disputar, já que também não esteve em Tóquio 2021.
O confronto com as australianas começou bastante equilibrado, com o Brasil se mostrando bem na defesa. O detalhe que foi à favor das adversárias foram os rebotes, principalmente os ofensivos. Terminado os dez primeiros minutos de jogo, as australianas venciam por 19×16.
Mas as coisas ficaram mais complicadas no segundo quarto. As brasileiras sentiram mais a dificuldade de enfrentar a forte defesa das oponentes e passaram a errar na hora das escolhas dos arremessos. A vantagem subiu para dez pontos, com as equipes indo ao intervalo por 33×23.
Na volta para as etapas finais, o Brasil se acertou e diminuiu bem a vantagem. Com quatro cestas de três, a seleção terminou o terceiro quarto apenas dois pontos atrás, por 49×47. O bom momento persistiu até os primeiros minutos do último e decisivo quarto, com as brasileiras se mantendo na vantegem por alguns minutos. Mas, o time voltou a cair de produção e deixou a Austrália retomar a liderança do placar e não teve forças de encostar novamente.
O Brasil volta à quadra no sábado, às 20h (horário de Brasília), para enfrentar a Sérvia. No mesmo dia, às 17h, confronto de quem venceu na primeira rodada, a Austrália pega a Alemanha – que venceu a Sérvia por 73×66.
Veja também
Futebol
CBF divulga tabela do Campeonato Brasileiro de 2024; confira as três primeiras rodadas
Futebol de várzea