-
ESPN.com.br
13 de mar, 2024, 19:47
Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro veio a público esclarecer sobre a disponibilidade do Maracanã para o jogo de volta da semifinal do Campeonato Carioca entre Nova Iguaçu x Vasco. A partida, que a princípio aconteceria no estádio, foi marcada pelo clube da Baixada Fluminense para o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.
Em uma publicação feitas através das redes sociais, Castro fez questão de frisar que o Maracanã está “100% disponível” para os clubes voltarem a se enfrentar no local, assim como na ida, na semana passada, que terminou empatada por 1 a 1.
O governador ainda negou qualquer tipo de problema pelo fato de, no primeiro jogo, o Cruzmaltino ter estampado na camisa a frase “Maracanã Para Todos”, em menção ao consórcio entre o clube e a WTorre, que concorre ao novo processo de licitação do estádio.
“Fala, pessoal, sobretudo o torcedor vascaíno. Eu queria fazer um esclarecimento super importante: primeiro lugar, não há, nunca houve e não vai haver nada contra o Vasco vindo do Governo do Estado. No último domingo, me ligaram falando da questão que o Vasco entraria no campo com a camisa escrita ‘Maracanã para Todos’. Avisei à FERJ, liguei para o presidente da Federação, avisei que o Governo do Estado não tinha nada a ver com isso. No dia seguinte, me ligam o deputado Anderson Moraes e o presidente do Nova Iguaçu, falando que o Nova Iguaçu gostaria de jogar no Maracanã. Eu disse que era bem-vindo o jogo, que estava liberado Vasco e Nova Iguaçu jogarem no Maracanã. Não sei porque, eles adiaram o jogo. Eu queria garantir para você, torcedor vascaíno, torcedor do Nova Iguaçu, e para as duas diretorias: o Maracanã está à disposição de qualquer jogo. Se a FERJ e o mandante quiserem fazer o jogo no Maracanã, podem fazer”, disse.
“Se o mandante, que é o Nova Iguaçu, quiser jogar no Maracanã, está 100% liberado”, complementou.
Castro ainda atualizou sobre o processo de licitação do Maracanã, que além de Vasco e WTorre e Flamengo e Fluminense, ainda tem uma terceira parte interessada, a Arena 360.
“Sobre a licitação, vamos esclarecer em que ponto ela está. Têm três consórcios, um de Flamengo e Fluminense, um de Vasco e WTorre e mais um terceiro (Arena 360). Neste momento só foi apresentada a proposta técnica, que ainda nem foi avaliada, sequer foi aberta a proposta financeira. Então todos continuam disputando em pé de igualdade. Estão querendo criar uma narrativa de que há algo contra o Vasco. Nem chegou na fase da nota ainda. Então queria esclarecer para você, vascaíno, que isso é fake news, é mentira, a gente não tem nada contra clube algum, nem contra consórcio algum. Essa é uma licitação pública, um certame público, e que está funcionando completamente dentro da lei, acompanhado de perto pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e pelo Ministério Público. Então você fique tranquilo que quem fizer a melhor proposta levará independentemente de clubismo. Queria deixar esse recado”, finalizou.
Maracanã e FERJ se pronunciam
Nesta quarta-feira (13), após a FERJ confirmar o Raulino de Oliveira como palco da partida, o que irritou o Vasco, o próprio Nova Iguaçu justificou o motivo da escolha.
De acordo com o clube da Baixada, foi feita uma solicitação à dupla Flamengo e Fluminense, que administra o estádio, mas que entretanto “o clube não obteve respostas positivas sobre a solicitação”.
E o próprio consórcio que administra o estádio emitiu uma nota oficial sobre o caso. Assim como a FERJ. Leia abaixo.
Nota oficial do Maracanã
“No dia 11.03.2024, o NOVA IGUAÇU FUTEBOL CLUBE (“Nova Iguaçu”) expediu Ofício solicitando informações acerca da possibilidade de liberação do Estádio Jornalista Mário Filho (“Maracanã”), no dia 17.03.2024, às 16hs, para realização da partida válida pelo segundo jogo da semifinal do Campeonato Carioca 2024, a ser disputada entre as equipes do Nova Iguaçu e do Vasco da Gama.
Ocorre que a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (“FER]”) oficializou o Estádio Municipal Sylvio Raulino de Oliveira, localizado no Município de Volta Redonda, como palco da referida partida de futebol, antes que fosse apresentada resposta por parte do Complexo Maracanã.
Dessa forma, entende-se que a solicitação em epígrafe perdeu seu objeto, restando prejudicado o pedido”.
Nota oficial da FERJ
“A FERJ , em relação ao local da partida entre Nova Iguaçu FC x Vasco da Gama SAF, vem a público esclarecer e informar:
1-Por força do Regulamento da Competição, aprovado por unanimidade pelos clubes, cabe ao clube mandante o direito de indicar o estádio para o seu jogo;
2-Assim como coube ao Vasco da Gama SAF indicar o estádio do Maracanã, na primeira partida, quando mandante, o mesmo direito coube unicamente ao Nova Iguaçu a escolha e indicação do estádio Raulino de Oliveira, amparado pelo direito de o fazer, na condição de mandante;
3-A FERJ tem a função de cumprir e fazer cumprir a vontade dos clubes manifestada nos regulamentos por eles aprovados, desde que observados os aspectos legais;
4-A FERJ não teve nenhuma interferência na opção, escolha e indicação dos estádios, cujos fundamentos para tal não lhe cabe discutir, vez que não afrontam ou transgridem normas legais;
5-A FERJ afirma conhecer da neutralidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro, na pessoa do seu Governador Claudio Castro, quanto à qualquer ingerência nas partidas realizadas ou deixadas de realizar no Maracanã;
6-Por fim, entende como injustas e equivocadas conclusões diversas das que aqui foram apresentadas e requer o testemunho e manifestação pública dos clubes envolvidos.”
Próximos jogos do Nova Iguaçu:
-
Internacional (C): 13/03, 20h (de Brasília) – Copa do Brasil
-
Vasco (C): 17/03, 16h (de Brasília) – Campeonato Carioca
Próximos jogos do Vasco:
-
Nova Iguaçu (F): 17/03, 16h (de Brasília) – Campeonato Carioca