Alguns ex-treinadores da Chapecoense que retornaram ao Verdão, deixaram o nome registrado na história do clube por ajudarem a Chape, seja livrando de rebaixamentos, garantindo acessos ou ganhando títulos.
Ao todo, nos últimos 10 anos, seis técnicos já trabalharam na Chapecoense pelo menos duas vezes, um deles, Gilmar Dal Pozzo, comandou o Verdão em três oportunidades.
Gilmar Dal Pozzo
Gilmar Dal Pozzo é o técnico dos acessos da Chapecoense no Brasileirão — Foto: Tiago Meneghini/ACF
Dal Pozzo comandou o Verdão nos acessos da Série C até a Série A, depois retornou em 2022, ajudando o clube a escapar do rebaixamento da Série B para a Série C.
Só que em 2023, quando treinou a Chapecoense pela terceira vez, a situação foi diferente, Gilmar Dal Pozzo não conseguiu alcançar os mesmos resultados das duas primeiras vezes que trabalhou no Verdão, e acabou demitido.
Claudinei Oliveira
Claudinei Oliveira comandou a Chapecoense em 2018 e retornou em 2023 — Foto: Tiago Meneghini/ACF
Claudinei em 2018 livrou o clube do rebaixamento da Série A para a Série B, foi demitido no Catarinense de 2019, e retornou em setembro de 2023, ajudando mais uma vez a Chapecoense a escapar de um rebaixamento, então da Série B para a C. Mas no Catarinense deste ano, Claudinei foi demitido por não conseguir fazer o time render o esperado.
Olha só a curiosidade, em 2019 Claudinei foi demitido após derrota da Chape para o Joinville, na Arena Condá pelo Catarinense. Em 2024, foi semelhante, a demissão do treinador foi anunciada após a Chape perder em casa para o JEC no Estadual.
Umberto Louzer
Umberto Louzer busca repetir bons resultados na Chapecoense — Foto: Tiago Meneghini/ACF
O último técnico a levantar taças com a Chape. Campeão do Catarinense e da Série B com o Verdão, em 2020 Louzer conseguiu livrar a Chapecoense do rebaixamento no Estadual e classificar a equipe na última rodada da primeira fase.
Neste ano o treinador chegou novamente em uma situação crítica, mas não conseguiu repetir o feito de classificar o time. Para a Série B Umberto constatou que vai ter bastante trabalho na reestruturação e reorganização da equipe, para deixar a Chapecoense pronta para competir em alto nível, em busca dos objetivos no Brasileirão.
Gilson Kleina
Gilson Kleina fez campanha histórica com a Chape na Série A de 2017 — Foto: Sirli Freitas/ACF
Kleina comandou a Chapecoense em 2017, com o treinador o Verdão conquistou a melhor campanha na história de participações do clube na Série A do Campeonato Brasileiro. A Chapecoense alcançou o título simbólico de campeã do Returno da competição.
Kleina retornou em 2022 para o Verdão, o técnico assumiu após eliminação da Chapecoense no Campeonato Catarinense, comandando a equipe em 15 partidas pela Série B do Campeonato Brasileiro, tendo 4 vitórias, 6 empates e 5 derrotas. Foi demitido após derrota do Verdão para o Londrina, por 3 a 0, na Arena Condá.
Guto Ferreira
Guto Ferreira trabalhou duas vezes na Chapecoense — Foto: Carla Larini/Estadão Conteúdo
O treinador foi contratado pela Chapecoense na reta final da temporada 2015, Guto comandou a Chape na conquista do título catarinense de 2016 e tinha bom desempenho com o time na Sul-Americana e Campeonato Brasileiro.
Guto decidiu deixar o Verdão e aceitar uma proposta do Bahia. Em agosto de 2018 o técnico retornou para a Chapecoense, sendo demitido após uma campanha de quatro vitórias, um empate e oito derrotas em 13 jogos, entre Copa do Brasil e Série A.
Vinícius Eutrópio
Vinícius Eutrópio comandou a Chapecoense em duas oportunidades — Foto: Sirli Freitas / Chapecoense
O profissional comandou a Chapecoense pela primeira vez em 2015 em 49 jogos. Foram nove meses no Verdão, com 21 vitórias, 12 empates e 16 derrotas. Eutrópio foi demitido após uma sequência de resultados negativos.
O técnico retornou ao Verdão em julho de 2017, saindo do clube dois meses após a contratação. O treinador deixou a Chapecoense, em acordo com a diretoria, em setembro de 2017, após não conseguir conquistar resultados positivos no comando do time.
Outros nomes que fizeram história
Mauro Ovelha
Mauro Ovelha é um dos técnicos com nome registrado na história do Verdão — Foto: Márcio Costódio/Brusque FC
Outros nomes de destaque na história da Chapecoense ganharam títulos marcantes com o Verdão, a exemplo de Mauro Ovelha, que comandou a equipe em mais de uma oportunidade, sendo campeão do Catarinense de 2011. O treinador também comandou a equipe na Série C daquele ano.
Agenor Piccinin
Agenor Piccinin foi campeão estadual com a Chape em 96 e 2007 — Foto: Arquivo/TN
Agenor Piccinin também é um nome que está gravado na memória da torcida da Chapecoense, o profissional trabalhou na Chape em três oportunidades, conquistando o título do Campeonato Catarinense em 96 e 2007.