O Fluminense estará pronto para sustentar o título da atual Copa Libertadores? Ao que tudo indica, sim, mas há bastante receio que o preço do último campeonato reflita no mental dos jogadores e também na ação predatória dos adversários no elenco.
Mesmo com a atenção de todos os clubes da América do Sul, o tricolor carioca já acumulou o seu primeiro título da temporada. O confronto da Recopa Sul-Americana trouxe o Fluminense, atual vencedor da Libertadores, contra a LDU, time equatoriano vencedor da Sul-Americana e algoz do time.
Esta é a terceira final que os dois clubes protagonizaram. A primeira aconteceu em 2008 na Libertadores e a segunda em 2009. Em ambas as finais, a LDU levantou o título. Desta vez, o tricolor venceu por 2 a 0, com dois gols de Arias.
Essa estreia vitoriosa na temporada é positiva, mas também mostra que a falta de ataques mais objetivos persiste no Fluminense. Se considerarmos as saídas mais recentes e as contratações do clube carioca, será que o Fluminense fica mais perigoso em 2024? É isso que respondemos a seguir!
Fluminense: sucesso ou decepção na temporada de 2024?
O Fluminense tem tudo para ser um time competitivo e buscar mais troféus na temporada de 2024. Contudo, a falta de reformulação no elenco, a insistência da direção técnica em jogadores com idade elevada e a saída de jogadores importantes acendem o sinal de preocupação entre torcedores.
Não à toa, caso costume fazer apostas em esporte bet, já notou que as odds não estão tão favoráveis assim ao tricolor. Com a vitória, esperava-se odds a favor do clube, especialmente na Taça Guanabara, o que não acontece nos últimos jogos.
Atualmente, há uma expectativa bem grande na reformulação do elenco. Com a temporada vitoriosa, os dirigentes do clube relatam que as obrigações financeiras estão em dia e sem previsão de piora. Deste modo, acredita-se que novas contratações virão nos próximos dias.
Parte das novas contratações já foram confirmadas. O que impressiona é a idade dos jogadores. Das seis novas contratações, apenas dois profissionais têm menos de 30 anos. Mesmo assim, Terans, novo meio-campista do tricolor, tem 29 anos e logo comemora três décadas.
Essa estratégia, embora tenha funcionado na temporada de 2023, pode não se repetir em 2024. Isso porque há uma maior expectativa no clube carioca. Acima de tudo, um esforço por parte dos demais clubes em pegar para si jogadores relevantes.
Novas contratações do Fluminense surpreendem
Com um pagamento de R$ 94 milhões pela taça Libertadores ao Fluminense, o tricolor oficializou seis novos nomes para a temporada de 2024. O destaque é o ponta direita Jan Lucumi. O colombiano defendeu a camisa do Boca Juniors e chega ao Flu por empréstimo de 1 ano. Ele é o destaque das novas contratações e o único jogador abaixo dos 29 até o momento.
As demais contratações são:
- Renato Augusto: meio-campista de 35 anos que estava no Corinthians, tem contrato até dezembro de 2025;
- Antônio Carlos: zagueiro de 30 anos que jogava no Orlando City, na MLS, e está com contrato até dezembro de 2026;
- Gabriel Pires: meio-campista ex-Benfica, de 30 anos, que jogou pelo Botafogo em 2023, assinou contrato de três anos no Tricolor;
- Felipe Alves: goleiro de 35 anos que ficou sem destino após empréstimo do São Paulo ao Fortaleza;
- Douglas Costa: atacante de 33 anos estava sem clube e agora está com contrato de 18 meses;
- Terans: meio-campista de 29 anos que defendia o Pachuca, no México.
Essas são as novas contratações do clube de Laranjeiras até o momento. A janela de transferência no Brasil encerra até o dia 7 de março. Portanto, ainda se esperam contratações nos próximos dias.
A maior expectativa é a contratação de mais alternativas ao camisa 9, John Kennedy. Após a excelente temporada dele e de Germán Cano, o Flu inicia os primeiros jogos de 2024 com poucas iniciativas e finalizações adequadas ao futebol idealizado por Diniz. Isso pode ser corrigido com contratações.
Perdas confirmadas do Fluminense
Apesar das contratações, o atual vencedor da Libertadores não conseguiu manter o elenco vitorioso em 2024 intocável. Tanto que um dos destaques em 2023, o zagueiro Nino, assinou com o Zenit, da Rússia, nesta janela. Outros nomes foram Caio Paulista, David Duarte e Erick Nunes.
Fluminense pode manter o nível para a temporada de 2024
Em linhas gerais, o Fluminense segue apostando alto na experiência e na técnica dos jogadores veteranos. Em 2023, a aposta rendeu um excelente retorno, com o título inédito da Libertadores. Para 2024, o elenco em processo de reformulação alcançou uma nova façanha, pondo fim ao fantasma da LDU e somando mais um título inédito, a Recopa Sul-Americana. Por isso, não há motivos para duvidar da capacidade do tricolor carioca!