Em 1930, a Seleção Brasileira de futeboll conquistava o feito, até então, inédito: ganhava a Copa do Mundo de futebol. Depois, reproduziu esse mesmo gesto mais quatro vezes, sendo a única Pentacampeã entre todos países. Mas, você sabe quem estava nessa equipe? Lembra o que aconteceu com jogadores? Reconhece o nome do capitão? Independente da resposta ser sim ou não, convidamos você a relembrar os craques e a formação dessa conquista.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Como estão os jogadores da Seleção Brasileira do Penta, 22 anos depois
Selecionamos cinco nomes que foram fundamentais para o Brasil conquistar a 1ª Copa do Mundo de todos os tempos. Didi, Pelé e Garrincha, é claro, estão nesta lista. Então, confira a seguir mais sobre os atletas que levantaram a taça, após aquela vitória inesquecível contra a Suécia, no dia 29 de junho de 1958, na final contra os “donos da casa”.
Relembre os craques do Bicampeonato da Seleção Brasileira
Selação com a taça e a camisa usada em 1958 (Foto: Reprodução, CBF)
Poster do Brasil como campeão da Copa de 1958 (Foto: Reprodução)
Didi, melhor jogador de 1958, e depois em uma de suas últimas aparições (Foto: Reprodução, TV Cultura)
Pelé em 1958 e anos antes da morte (Foto: Reprodução, Redes Sociais)
Garrinha em 1958 e em foto da sala feita em sua homenagem (Foto: Reprodução, Museu do futebol)
Vavá em 1958 e em um dos últimos registros (Foto: Reprodução)
Capitão Bellini em 1958 e em 2008, uma de suas últimas aparições públicas (Foto: Reprodução)
Continua depois da publicidade
Didi
O melhor jogador da Copa do Mundo em 1958 foi Waldir Pereira, mais conhecido como Didi. Nasceu em outubro de 1928 e tinha apenas 29 anos na competição. Reconhecido por ser especialista em bolas paradas, criou o “chute folha seca” como marca registrada. A jogada consiste em simular uma folha caindo no chão, mudando curso da bola com esse movimento no corpo.
Didi seguiu atuando com o futebol como técnico, chegando a treinar a Seleção do Peru. Foi ainda considerado como um dos melhores jogadores do Século XX. Morreu aos 72 anos, em maio de 2001, após a descoberta repentina de um câncer.
Pelé
O jovem Pelé começou a usar a famosa camisa 10 na Copa de 1958. E quase que ele não foi convocado, já que tinha apenas 17 anos e possuía um temperamento “imaturo”, segundo a equipe média. Porém Pelá foi convocado e, de certa forma, foi revelado ao mundo como um dos maiores craques de todos os tempos. Junto com Garrincha, fez lances incríveis e lembrados até hoje.
Depois de encerrar a carreira como jogador, Pelé seguiu atuando no esporte, chegando a ser embaixador mundial do futebol e Ministro do Esporte, em 1995, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Morreu em dezembro de 2022, aos 82 anos.
Continua depois da publicidade
Garrincha
Garrincha, com apenas 24 anos, brilhou muito na Copa de 1958. Foi um dos grandes destaques de toda a competição, chegando a ser escolhido para a Seleção dos melhores atletas da competição. Foi nesta Copa que Garrincha e Pelé começaram a serem mencionados como uma dupla, já que a performance de um apoiava a performance do outro. Depois da aposentadoria dos camos, enfrentou crises e faleceu jovem, apenas aos 49 anos, em 1983, no Rio de Janeiro. A causa da morte foi uma cirrose hepática, após um coma alcoólico.
Vavá
Mais um nome crucial para a vitória em 1962: o do jogador Edvaldo Izídio Neto, mais conhecido como Vavá. O atacante começou como reserva, mas depois tornou-se titular e fez cinco gols que foram decisivos para a campanha do Brasil na Copa da Suécia. Chegou a ser técnico do Córdoba, na Espanha, e integrou a comissão técnica da Seleção Brasileira. Morreu aos 67 anos, em 2001, após um infarto.
Bellini
Hilderaldo Luís Bellini, ou simplesmente Bellini, foi o capitão da Seleção Brasileira em 1958, realizando um gesto que seria repetido por todos os capitães brasileiros. Ao receber a taça, ergueu com as duas mãos acima da cabeça. Era a primeira vez, mas depois a ação do Zagueiro foi repetida nas outras Copas em que o Brasil venceu. Tinha apenas 28 anos quando consagrou-se na Seleção, e após aposentar-se, foi diagnosticado com o Alzheimer, morrendo aos 83 anos por complicações cardíacas.
Elenco da Seleção Brasileira na Copa de 1958
Além dos craques destacados, a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1958 contou com um elenco incrível. Confira a seguir todos os convocados:
Continua depois da publicidade
- Dirigentes: Ary Silva, Carlos Nascimento, Paulo Machado de Carvalho e Paulo Planet Buarque.
- Auxiliares Técnicos: Ernesto dos Santos, Hilton Gosling, João Carvalhaes, Mário Américo e Mário Trigo.
- Preparador Físico: Paulo Amaral.
- Treinador: Vicente Feola.
- Goleiros: Castilho e Gilmar.
- Zagueiros: Bellini, Mauro, Orlando, Zózimo.
- Laterais: De Sordi, Djalma Santos, Nílton Santos, Oreco.
- Meio Campo: Didi, Dino Sani, Moacir, Zito.
- Atacantes: Dida, Garrincha, Joel, Mazzola, Pelé, Pepe, Vavá e Zagallo.
Leia também
Como estão os jogadores do Tricampeonato da Seleção Brasileira, 54 anos depois
Como estão os jogadores do Tetra da Seleção Brasileira, 30 anos depois