-
ESPN.com.br
19 de mar, 2024, 13:51
Um dia após o Real Madrid comunicar que prestou queixa contra o árbitro Juan Martínez Munuera por ter supostamente ignorado insultos racistas proferidos pela torcida do Osasuna contra Vinicius Jr., o clube de Pamplona emitiu nota e contestou os merengues.
Em seu site oficial, a equipe vermelha negou que os torcedores tenham emitido cânticos com ofensas raciais contra o atacante do time de Madri e chamou o comunicado do Real de “falácia”.
Leia o comunicado do Osasuna:
Ante às informações publicadas nos meios de informação após o comunicado do Real Madrid que relacionam o estádio El Sadar com condutas racistas, o Osasuna deseja esclarecer que, na partida do último sábado, não foi proferido nenhum cântico racista. Dessa forma, o Osasuna exigirá uma retificação imediata dos meios de imprensa que tenham divulgado informações que fogem à realidade dos fatos e tomará medidas judiciais contra os que persistam nessa falácia. O clube não vai tolerar que seja manchada a reputação da torcida do Osasuna, que, ao largo de sua história, sempre adotou postura totalmente antirracista.
O Osasuna e sua torcida sempre estarão ao lado de qualquer futebolista que sofra insultos raciais, os quais não têm cabimento no esporte e na sociedade em geral. Por isso, o clube quer mostrar sua solidariedade com jogadores como Vinicius Jr. e Peter Federico González, que semanas atrás foram objetos de ataques racistas execráveis, vergonhosos e condenáveis.
O compromisso do Osasuna na luta contra o racismo levou o clube, em mais um ano, a somar-se à campanha “LALIGAVs”. Os jogadores do Osasuna entraram no campo de jogo, assim como outros 17 clubes de LALIGA, com camisetas referentes à campanha. Algo que o Real Madrid não fez, já que optou por customizar uma camisa própria com um lema contra o racismo. Dessa forma, o Osasuna lamenta que não tenha sido possível realizar uma fotografia conjunta das duas equipes mostrando a união de todos contra o racismo, como sempre oferece nosso clube e sempre aconteceu nas partidas da liga.
Ademais, o Osasuna quer rechaçar que os insultos proferidos por uma minoria no último sábado, no El Sadar, não tinha referências racistas. O clube rechaça esse tipo de cânticos que, infelizmente, também sofrem seus jogadores quando visitam outros estádios de LALIGA.
Em qualquer caso, o Osasuna assume a missão de continuar seu trabalho de conscientização para erradicar, por minoritário que seja, qualquer comportamento que não se adeque aos valores do esporte. Os valores do esporte também devem ser fomentados pelos jogadores com atitudes de respeito aos seus adversários e aos árbitros, sendo uma obrigação de cada clube educar seus profissionais a fazerem isso.
O Osasuna deseja finalizar esse comunicado agradecendo seus torcedores que, de forma majoritária, tiveram um comportamento excelente, apesar do resultado doloroso. El Sadar voltou a mostrar-se como um estádio acolhedor, onde um bom número de torcedores rivais pude vivenciar o jogo sem qualquer problema com a cor de sua equipe, o que infelizmente não acontece em outros estádios quando quem viaja são os torcedores do Osasuna.
A torcida do Osasuna ofereceu novamente um comportamento exemplar, assim como já aconteceu na final da última Copa do Rei disputada entre as equipes. Na ocasião, 23 mil torcedores viajaram, não protagonizando um incidente sequer.
A polêmica Real Madrid x árbitro
O Real Madrid publicou na última segunda-feira (18) uma nota oficial informando que prestou queixa novamente por conta do novo caso de insultos racistas proferidos contra Vinicius Jr. no sábado (16).
Em partida válida pela 29ª rodada de LALIGA, o atacante merengue sofreu insultos da torcida do Osasuna durante a vitória por 4 a 2, onde o brasileiro foi protagonista com dois gols.
O momento em que o atacante foi insultado foi flagrado pelo canal Movistar+ e alertado por jogadores da equipe ao árbitro Martínez Munuera.
No entanto, o apitador não mencionou o acontecimento no relatório da arbitragem. Na seção correspondente ao público, o árbitro escreveu que tudo foi “normal”.
Em sua nota, o clube espanhol informou que, dentre as queixas prestadas, reclamou sobre a atitude da arbitragem na partida, alegando negligência por parte de Munuera.
O time merengue já havia prestado queixa por racismo na última sexta-feira (15) por caso de racismo na quarta (13) de torcedores do Atlético de Madrid antes de jogo pela Champions League.
Próximos jogos do Real Madrid
-
Athletic Bilbao (C) – 31/03, 16h (de Brasília) – LALIGA – Transmissão pela ESPN no Star+
-
Manchester City (C) – 09/04, 16h (de Brasília) – Champions League
-
Mallorca (F) – 13/03, 13h30 (de Brasília) – LALIGA – Transmissão pela ESPN no Star+