O Palestino garantiu nesta terça-feira a classificação à fase de grupos da Copa Libertadores. A equipe perdeu para o Nacional por 3 a 1, no tempo normal, mas, por ter vencido o jogo de ida por 2 a 0, decidiu o duelo nos pênaltis e venceu por 3 a 1. A partida ocorreu no Chile, pela Fase 3 da competição.
Com a vitória, o Palestino segue seu caminho na Copa Libertadores e vai à fase de grupos do torneio. O Nacional-PAR se despede da competição após passar pelas duas primeiras fases.
O próximo compromisso do Palestino acontece no próximo domingo, contra o Union la Calera, pelo Campeonato Chileno. O Nacional-PAR volta a campo na mesma data, pelo Campeonato Paraguaio, diante do Tacuary.
O Nacional teve a chance de abrir o marcador do duelo no início da primeira etapa, aos 10 minutos, com cobrança de pênalti. Todavia, o meia Alfaro desperdiçou a penalidade e o zero não saiu do placar.
Após isso, o Palestino pressionou os visitantes e quase ampliou a vantagem. Contudo, aos 44 minutos, o Nacional marcou o primeiro gol do jogo. O atacante Diego Duarte aproveitou cruzamento na área e testou firme de cabeça para balançar as redes a favor dos paraguaios.
FINAAAAAL 💚❤️
SI NO SE SUFRE NO VALE, BAISANOS 🤩#TodoUnPueblo 🇵🇸#CONMEBOLLibertadores 🏆 pic.twitter.com/C7dF33QzvW
— Club Deportivo Palestino (@CDPalestinoSADP) March 13, 2024
Precisando de um gol para igualar o placar agregado, o Nacional começou o segundo tempo a mil por hora. Logo aos três minutos, após boa troca de passes, Orlando Ganoa chutou forte de pé direito e marcou um golaço para deixar a decisão empatada.
E o Nacional, dominante no jogo, seguiu sem sentir a pressão de jogar fora de casa. Aos 22 minutos, o time visitante envolveu os donos da casa mais uma vez na troca de passes. Alfaro, que desperdiçou o pênalti no início do jogo, tocou na saída do goleiro para estufar as redes, e foi de vilão à herói.
Contudo, a emoção da virada não durou muito. Aos 39 minutos, já perto do apito final, Cristian Suárez, meio sem jeito, cabeceou a bola em direção à meta paraguaia. O goleiro não conseguiu fazer a defesa, e os chilenos empataram o duelo no placar agregado.
Nas cobranças de pênaltis, o Palestino desperdiçou menos cobranças, venceu por 3 a 1 e conquistou a classificação para a fase de grupos da Libertadores.