Palmeiras é o número 1
Vencedor de duas dessas cinco Libertadores recentes ganhas por brasileiros (2020 e 2021), o Palmeiras é o único clube da América do Sul cujo elenco tem um valor de mercado superior a 200 milhões de euros (R$ 1,1 bilhão).
A equipe dirigida por Abel Ferreira tem o 56º grupo de jogadores mais valioso do futebol mundial e ocupa a segunda colocação quando considerados apenas os clubes de fora da Europa -perde para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, onde atua Neymar.
Flamengo, Corinthians e Fluminense, todos brasileiros, são os outros times do continente com preço acima dos 100 milhões de euros (R$ 544 milhões). Assim como o Palmeiras eles também estão no top 100 global.
Sorteio define cara da Libertadores
Após o encerramento dos mata-matas preliminares e a definição dos últimos quatro times classificados (Botafogo, Palestino, Nacional-URU e Colo-Colo), a Libertadores-2024 realizará hoje o sorteio da sua fase de grupos.
Cinco dos sete times brasileiros ainda vivos na disputa estão no papel de cabeça-de-chave e não podem se enfrentar logo de cara: Fluminense, Palmeiras, Flamengo, Grêmio e São Paulo. River, Peñarol e LDU são os outros detentores desse direito.
O Atlético-MG está no segundo pote do sorteio e o Botafogo, no último (quarto). O Red Bull Bragantino, que seria o oitavo representante do país na competição, foi eliminado ainda nos playoffs e não participará da fase de grupos.
Elencos mais caros da América do Sul
1 – Palmeiras (BRA): 209,7 milhões de euros
2 – Flamengo (BRA): 172,6 milhões de euros
3 – Corinthians (BRA): 114,8 milhões de euros
4 – Fluminense (BRA): 106,6 milhões de euros
5 – River Plate (ARG): 97,6 milhões de euros
6 – Internacional (BRA): 97,1 milhões de euros
7 – Atlético-MG (BRA): 89,1 milhões de euros
8 – São Paulo (BRA): 87,6 milhões de euros
9 – Boca Juniors (ARG): 76,8 milhões de euros
10 – Grêmio (BRA): 73,7 milhões de euros
Fonte: Transfermarkt
Reportagem
Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.