Duas apresentações musicais na sexta-feira e no sábado não vão impedir que o Allianz Parque tenha capacidade máxima no domingo, quando o Palmeiras recebe o Santos para a finalíssima do Paulistão. Uma “operação de guerrilha”, com desmontagem rápida do palco, permitirá que o jogo aconteça com todos os setores disponíveis para a torcida palmeirense.
A banda de pagode Só Pra Contrariar se apresenta na sexta e no sábado, com previsão de que o show termine às 22h, portanto, a 20 horas da final do Paulistão. O palco será desmontado de forma veloz para que a arena palmeirense seja entregue no domingo de manhã para o clássico que definirá o campeão paulista. O jogo começa às 18h.
Em dezembro, quando a tabela básica do Paulistão foi divulgada, o show do Só Pra Contrariar estava marcado para sábado e domingo, dias 06 e 07. A WTorre Entretenimento, junto do artista e da promotora, entraram em acordo para adiantar o evento para sexta e sábado, o que ajudou o Palmeiras, que decide o título em casa por ter a melhor campanha do Estadual.
Desmontagem total do palco no Allianz Parque de um dia para o outro é incomum. Só aconteceu uma vez. Foi do dia 26 para o dia 27 de agosto do ano passado. Naquela ocasião, a banda sul-coreana Ateez se apresentou no sábado à noite. No domingo, o Palmeiras enfrentou e venceu o Vasco por 1 a 0, com gol de falta de Raphael Veiga, sob os olhares de mais de 40 mil palmeirenses.
Geralmente, a estrutura de um evento no Allianz leva mais tempo para ser teve desmontada, o que já fez com que o Palmeiras jogasse com público reduzido. Isso aconteceu, por exemplo, na final do Paulistão de 2022. Na ocasião, o setor Gol Norte, onde ficam as organizadas ligadas ao time, teve de ser bloqueado porque a banda americana Maroon 5 se apresentaria dois dias depois da partida e o palco já estava montado.
Por isso, naquela decisão, em vez de jogar para mais de 40 mil torcedores, o time de Abel Ferreira foi apoiado por pouco mais de 31 mil palmeirenses, que vira a equipe fazer 4 a 0 no rival e levantar a taça.
Para ser campeão estadual, o Palmeiras precisa ganhar por ao menos dois gols de diferença. já que perdeu na Vila Belmiro por 1 a 0. Se o fizer, vai levantar a taça do Estadual pela terceira vez seguida, feito que não acontece desde 1934. Caso vença por um, o título será definido nos pênaltis. O Santos joga pelo empate.
Imbróglio entre Palmeiras e WTorre e novo gramado
Palmeiras e WTorre continuam brigando na Justiça e não têm a melhor das relações. O clube cobra R$ 160 milhões da Real Arenas, empresa criada pela WTorre para controlar as atividades do Allianz Parque até 2044. O valor é referente a repasses devidos desde 2015 e ainda não pagos para a agremiação.
Conforme o Palmeiras, foram feitos os repasses pela Real Arenas nos dois últimos meses de 2014 e de janeiro a junho de 2015 (com exceção do mês de maio). Na época em que Leila Pereira apontou o valor de R$ 150 milhões, a construtora reconheceu o débito, mas contestou o valor que está sendo cobrado. Em junho de 2023, a Justiça de São Paulo já suspendeu uma execução solicitada pelo Palmeiras contra a WTorre, também cobrando uma quantia milionária.
Recentemente, o gramado da arena foi reformado para aguentar altas temperaturas. O termoplástico, de material sintético e oriundo da indústria petrolífera, derreteu devido às ondas de calor e à poluição e deu lugar à cortiça importada de Portugal. Trata-se de um material orgânico, natural, de origem vegetal, com capacidade de isolamento térmico e que pode ser obtido na natureza, da casca da árvore conhecida como sobreiro, típica da Península Ibérica. O campo foi estreado na semifinal do Paulistão, com vitória sobre o Novorizontino, na última quinta-feira.