(Foto: Panam Sports)
Após votação entre os 56 membros da Panam Sports, a cidade de Lima foi eleita como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027. Esta será a segunda vez que a capital peruana receberá a competição multiesportiva, apenas oito anos depois de mandar o Pan de 2019. A nova definição aconteceu depois da entidade continental retirar o direito de Barranquilla, cidade da Colômbia, sediar o torneio, por conta de repasses financeiros atrasados.
A disputa final ficou entre Lima e a cidade de Assunção, no Paraguai. Depois de ambas as candidaturas apresentarem seus respectivos planejamentos, os países membros da Panam Sports votaram em quem seria escolhido como sede do Pan de 2027. Assim, em um resultado de 28 a 24, os peruanos levaram a melhor e comandarão o evento pela segunda vez na história.
Por outro lado, Assunção buscava sediar os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez desde que a competição iniciou, em 1951, na edição de Buenos Aires. Ao menos, o Paraguai organizará o Pan Júnior de 2025, justamente na sua capital, vencendo a votação contra a cidade de Santa Marta, na Colômbia. Lembrando que o país foi palco do último Jogos Sul-Americanos, evento que ocorreu em 2022.