Medida teve o apoio dos clubes e foi aceita pela PM
A Polícia Militar confirmou que a decisão dos clássicos das semifinais do Pernambucano com torcida única foi da Federação Pernambucana de Futebol. Em entrevista à TV Guararapes, nesta sexta-feira (8), o diretor de Planejamento Operacional da PM, Coronel João Barros, ressaltou que não houve recomendação da instituição.
“Essa decisão de torcida única foi exclusivamente da Federação Pernambucana. Ela tem a competência sobre as competições que organiza. A PM apoiou, mas não recomendou. Foi uma decisão da FPF”, disse.
Neste sábado (9), às 16h30, o Santa Cruz receberá o Sport, no Arruda, apenas com tricolores no estádio. Já no dia 16, no duelo da volta, apenas os rubro-negros estarão na Arena de Pernambuco.
A Polícia Militar ressaltou que teria condições de realizar a operação dos jogos com duas torcidas. Porém, a medida contou com o apoio dos próprios clubes.
“A Federação tem soberania sobre as suas competições. O presidente (Evandro Carvalho) decidiu por torcida única em acordo com os clubes. Até porque vai ter o segundo jogo e a torcida do Sport vai lotar o seu estádio. A Polícia Militar concordou com a decisão, mas foi uma decisão da Federação. Se tivesse duas torcidas, realizaríamos a operação, mas seria mais complicada”, completou o Coronel João Barros.
SDS confirma orientação para torcida única
Já a Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que orientou a FPF a ter os clássicos com torcida única nas semifinais do Pernambucano, conforme nota enviada ao NE45. Confira abaixo:
A SDS informa que orientou a Federação Pernambucana de Futebol a realizar os jogos do Campeonato Pernambucano com torcida única uma vez que se tem observado uma sequência de fatos envolvendo as torcidas em dias de jogos em um curto espaço de tempo, como por exemplo: o confronto entre torcedores do Sport e do Santa Cruz, na PE-15, em Paulista no dia 20 de janeiro; o ataque ao ônibus do time do Fortaleza Esporte Clube, no dia 21 de fevereiro; a agressão e posterior morte do torcedor do Santa Cruz, em 23 de fevereiro; a depredação de estabelecimentos comerciais e brigas generalizadas entre torcedores do Sport e do Náutico, no Bairro de Afogados, em Recife, no dia seguinte e o tumulto registrado no jogo Central x Santa Cruz, em Caruaru, também no dia 24.
Durante a última reunião com os presidentes dos clubes, com a Federação e as Forças de Segurança foram dados encaminhamentos de estratégias de Segurança voltados para o combate de atos de violência, mantendo a tranquilidade dentro e fora dos campos. Câmeras de reconhecimento facial e ingressos personalizados foram algumas das propostas discutidas na reunião na semana passada.
Semifinais do Pernambucano
Além do Clássico das Multidões, a outra semifinal do Campeonato Pernambucano terá Náutico x Retrô. A primeira partida será nos Aflitos, domingo (10), às 16h. Já a volta será na Arena de Pernambuco, no dia 17 de março, no mesmo horário. Os dois jogos poderão contar com alvirrubros e torcedores da Fênix.