Anunciado como reforço em 11 de julho de 2023, Rojas entrou em campo 30 vezes, sendo 15 como titular. Foram três assistências e nenhum gol marcado no período.
Rojas antes de jogo pelo Corinthians no Brasileirão de 2023 — Foto: Marcos Ribolli
Matías Rojas chegou ao futebol brasileiro após fim de contrato com o Racing, da Argentina. Para ter 80% dos direitos econômicos dele, o Timão pagou 1,8 milhão de dólares (cerca de R$ 8,6 milhões na cotação atual) entre luvas e comissões.
O contrato do paraguaio com o Timão é válido até julho de 2027. No entanto, o vínculo pode ser encerrado bem antes do que foi acordo entre as partes. Abaixo, o ge destaca os pontos divergentes.
Dívida renegociada e atrasada várias vezes
O não pagamento dos direitos de imagem é o ponto que incomoda e faz Matías Rojas desejar deixar o Corinthians. Contratado sem custos e em uma oportunidade de negócio, o clube atrelou boa parte dos vencimentos do jogador aos direitos de imagem.
O Corinthians admite que tem encontrado dificuldade de equacionar esses pagamentos desde o ano passado, ainda na gestão de Duilio Monteiro Alves, que foi quem acertou a contratação do meia paraguaio.
Rojas em treino do Corinthians no início desta temporada — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Atualmente, o Corinthians deve mais de R$ 5 milhões referente a direitos de imagem atrasados até o mês de dezembro. O valor pode ser ainda maior de acordo com a atualização de juros em virtude do não pagamento das parcelas combinadas.
Em dezembro, o jogador chegou a notificar o clube sobre o atraso no acordo que havia sido selado com a administração anterior. Em janeiro, após tomar posse, Augusto Melo revelou ter chegado a um denominador comum com Rojas para o pagamento parcelado dos valores devidos. O clube pagou a parcela de janeiro, mas não depositou o valor referente ao mês de fevereiro.
Pedido de rescisão na Fifa
Uma disputa judicial poderia causar enorme prejuízo ao Corinthians, pois obrigaria o clube a quitar o valor integral do contrato do meia, que vai até 2027, em caso de condenação.
Além disso, Matías Rojas ficaria livre para assinar contrato e defender outro clube, sem qualquer compensação financeira ao Corinthians.
Matías Rojas esteve em dez dos 11 jogos do Corinthians em 2024 — Foto: Marcos Ribolli
A possibilidade de ingressar na Fifa era um desejo do jogador já em dezembro, quando notificou o clube pela primeira vez sobre a dívida.
Rojas não treinou nos últimos dias no Corinthians. Uma fonte consultada pelo ge diz que o atleta está no Paraguai resolvendo questões particulares e avisou a diretoria alvinegra.
E dentro de campo?
O presidente Augusto Melo chegou a afirmar que acreditava na recuperação do jogador e na retomada do bom futebol após o acerto financeiro para o pagamento da dívida.
– É um atleta encantador, simpático, cumprimenta todo mundo, abraça todo mundo, está feliz, quer jogar – disse o presidente do clube, em entrevista à TV Bandeirantes. Augusto Melo ainda completou:
– É aquela história: finge que paga, finge que joga. Espero que agora ele jogue, colocamos tudo em dia.
Augusto Melo, presidente do Corinthians, em Palmeiras x Corinthians — Foto: Marcos Ribolli
Contratado como um reforço badalado, Rojas sofreu com seguidas lesões, esteve em campo por só 32% do tempo na temporada 2023. Neste ano, o jogador atuou em dez dos 11 jogos do Timão, sendo apenas quatro deles como titular.
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge