Depois do título da Copa São Paulo diante de milhares de torcedores na Neo Química Arena, o Corinthians recomeça o trabalho com o sub-20 nesta sexta-feira, a partir das 21h30 (de Brasília), contra o Fortaleza, no Parque São Jorge, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da categoria.
A equipe retorna aos gramados com o mesmo comandante do título da Copinha: o ex-meia Danilo. As dúvidas sobre a permanência do campeão mundial pelo Timão pairaram até depois do título do torneio em janeiro, porém as partes entraram em acordo para a renovação de compromisso.
Nesta sexta, Danilo vai apresentar uma equipe com novas peças, diante das mudanças promovidas pós-Copinha, na busca por um título inédito. Desde 2015, o Brasileirão sub-20 é organizado pela CBF, e o Timão ainda não alcançou o topo – a melhor campanha ocorreu em 2016 e 2022, com o vice-campeonato.
Dos destaques e titulares da Copinha, Breno Bidon, João Pedro, Kayke, Felipe Longo, Léo Maná, Arthur Sousa e Ryan subiram para o profissional, enquanto Higor treina separado e aguarda a definição de futuro.
Corinthians se sagrou campeão da Copinha; agora a missão é o Brasileirão — Foto: Marcos Ribolli
Assim, boa parte da espinha dorsal da equipe campeã da Copinha não fará parte da campanha do Brasileirão. Nomes mais jovens, como o meio-campista Bahia, devem ganhar espaço.
Bahia, aliás, é uma das grandes esperanças da equipe para o torneio. Campeão da Copinha e recentemente promovido do sub-17, o meio-campista deve ganhar espaço com Danilo no Brasileirão.
– Eu me sinto preparado e com vontade de ajudar. Tive um excelente ano na última temporada e quero manter essa evolução – disse Bahia, que se inspira no próprio Breno Bidon para vislumbrar passos maiores no clube.
– Vejo meus companheiros como Moscardo e Bidon conquistando espaço no profissional e isso me motiva demais a seguir minha história no Corinthians. Quero muito ajudar no Brasileiro e, se Deus quiser, no final sermos campeões novamente este ano – acrescentou.
Bahia e Matheus Corrêa vão representar o Timão no Brasileirão sub-20 — Foto: Divulgação
A Copinha, no entanto, ficou no passado. Danilo e companhia agora buscam o título inédito do Brasileirão sub-20 para sacramentar a força da equipe na categoria, mesmo com a perda de nomes importantes para o profissional.
– Temos que seguir nosso trabalho, focados agora no Brasileiro, um título que o Corinthians ainda não tem, e seguir fazendo história. É um torneio com equipes qualificadas e que irão exigir um nível máximo de concentração. Então, volto a dizer, foi muito bom ganhar a Copinha, mas já ficou no passado – disse o goleiro Matheus Corrêa.
+ Assista: tudo sobre o Corinthians na Globo, sportv e ge