A halterofilista potiguar Maria Rizonaide conquistou a medalha de bronze na disputa da categoria até 50kg na etapa de Dubai da Copa do Mundo de halterofilismo, nesta sexta-feira, 1º, segundo dia de competição.
Esta é a segunda medalha da delegação brasileira, que já havia obtido uma prata na quinta-feira, 29, com a mineira Lara Lima, pela categoria até 41kg.
O bronze de Maria Rizonaide veio com um levantamento de 97kg em sua primeira tentativa. A chinesa Yi Wei Fez a maior marca da prova, de 110kg, e ficou com o ouro, enquanto a uzbeque Akidakhon Akhtamova suportou 103kg e ganhou a prata.
Com o resultado, a potiguar aumentou em dois quilos sua marca no ranking Mundial de acesso aos Jogos Paralímpicos de Paris. Antes, ela tinha 95kg, também erguidos em Dubai, em dezembro de 2022.
O campeonato em Dubai é etapa obrigatória para os halterofilistas que buscam se qualificar para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 e também permite obter marcas para subir posições no ranking de acesso aos Jogos. Cada país pode levar apenas um atleta por categoria ao megaevento.